• 16/05/2022

Como elaborar um portfólio literário: expondo o seu trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, escrever não é um dom. Podemos nascer com uma maior aptidão à escrita, mas é necessário muito treino, estudo e dedicação para conseguir colocar em …

Dicas para escolher um bom seguro de bike para o seu bolso

Escolher um seguro para um produto que utiliza com frequência é fundamental. Porém, ainda mais importante que escolher um é saber a maneira correta de o fazer. É por isso que …

Entenda um pouco mais sobre harmonização facial

Você já ouviu ou sabe o que é a harmonização facial? Esse é um termo que chama muita atenção ultimamente, pela promessa de um rosto que seja mais bonito e harmônico. …

À medida que o e-commerce tornou-se uma possibilidade flexível e eficiente para o segmento varejista expandir o alcance e ganhar mais dinheiro, a concorrência também ficou mais acirrada. Diante disso, é imperativo que os lojistas busquem meios de como vender muito na internet para se manterem competitivos.

Desde saber estar no canal de vendas certa até expor os produtos de forma adequada, cada detalhe da sua loja virtual pode ter uma influência concreta nos lucros do fim do mês. Por isso, para integrar as estatísticas desse segmento que cresce de forma consistente ano a ano, é preciso estar atento a alguns pontos essenciais.

Mas, afinal, como vender muito na internet e, assim, poder surfar na onda do crescimento do e-commerce brasileiro, que atingiu um faturamento de R$ 304 bilhões em 2021, 38% a mais que o ano anterior, segundo a CNC?

Continue a leitura até o fim e conheça as cinco dicas que preparamos para você!

5 dicas de como vender muito na internet

  1. Prepare um catálogo de produtos atraente e diversificado

Mais do que ter produtos de qualidade, se você quer aprender como vender muito na internet é preciso saber apresentá-los da maneira correta. 

Não importa se você tem uma mercadoria super diferenciada e que responde a todas as demandas do cliente. Afinal, se ele não perceber essas características por meio de um bom catálogo, seu produto vai passar batido e o consumidor vai escolher o do concorrente.

Portanto, para evitar passar por esse tipo de situação, invista em recursos de apresentação e desenvolva anúncios atraentes. Dentre os principais pontos que você deve atentar, estão:

  • monte um vitrine virtual bem organizada e acessível por meio de diversos canais de comunicação e vendas;
  • tire fotos bem produzidas dos produtos, valorizando com um bom ângulo e iluminação as dimensões e funcionalidades do item;
  • escreva legendas bem descritivas e completas para complementar a imagem e que sublinhe todas as melhores características de sua mercadoria.

 Afinal, uma boa apresentação é fundamental para uma experiência de compra mais agradável para o cliente e para que sua marca transmita credibilidade e qualidades diferenciadas. 

  1. Conheça bem seu público-alvo

Como vender muito na internet ou em qualquer lugar? A frase de ordem para qualquer comerciante de qualquer segmento é: conheça bem seus clientes! 

Pois quanto mais informações você tiver sobre o padrão de comportamento, perfil de consumo, canais de vendas mais utilizados e quais são as principais dores do seu público-alvo, mais chances você terá de de vender.

Além disso, conhecendo de antemão seu público, sua empresa saberá fazer interações e campanhas mais direcionadas a atingir determinado perfil de leads. Isso gera economia de tempo, recursos financeiros e, no fim, reverte-se em mais conversão em vendas.

E sabe o que mais? Essa informação permite um atendimento mais personalizado e agradável que atua diretamente nas necessidades dos seus clientes. E consumidores mais satisfeitos são sinônimo de fidelização e relacionamento a longo prazo.

  1. Invista em marketing digital

A internet é terreno fértil para divulgação de marcas próprias por meio de campanhas de marketing, sejam pagas ou orgânicas. Quando bem feita e direcionada para clientes em potencial, os resultados tendem a ser muito positivos.

Há, por exemplo, a opção de você expandir o alcance de sua marca por meio de anúncios pagos. Sabe aquelas propagandas que aparecem quando você navega por algum portal ou pelo feed das redes sociais? 

Pois é, um desses anúncios pode estampar os seus produtos caso você utilize campanhas de ferramentas como o Google Ads ou o Facebooks Ads.

Sua empresa também pode se tornar adepta do marketing de conteúdo. Por meio dessa estratégia, são criados conteúdos relevantes e educativos sobre temas relacionados aos produtos que você vende.

Dessa forma, sua marca se destaca nas primeiras páginas dos principais buscadores da internet, como o Google ou o YouTube. Essa é uma ótima alternativa para quem quer aparecer mais para o público-alvo e ao mesmo tempo oferecer conteúdo de qualidade.

  1. Utilize o potencial das redes sociais

As redes sociais devem ser uma das prioridades de quem quer aprender como vender muito na internet. 

Afinal, além do baixo custo e do consumo já massificado de suas principais plataformas, as mídias virtuais propiciam uma interação mais estreita, personalizado e direta com o cliente para: 

  • tirar dúvidas; 
  • mandar promoções; 
  • divulgar recomposição de estoque e etc.

O Instagram, por exemplo, é um ótimo espaço para exposição de catálogo, pois seu feed tem uma diagramação muito semelhante ao de uma vitrine. E mais: pesquisas apontam que 58% dos usuários de Instagram só se interessam por uma marca depois de vê-la no aplicativo, segundo o Hootsuit.

Já o Facebook, por sua vez, registra uma média de 1 bilhão de visitas em seu marketplace todos os meses, segundo a Gadgets360.

Portanto, o que você está esperando para levar sua loja virtual a esses espaços?

  1. Ocupe os principais marketplaces do país

Encerramos nossa lista de como vender muito na internet com os queridinhos do e-commerce: os marketplaces. 

Esses espaços funcionam como verdadeiros shopping centers virtuais onde o consumidor pode encontrar uma enorme variedade de produtos dos mais diversos segmentos.

Alguns marketplaces com grande popularidade no Brasil são a Amazon, o Shopee, o Mercado Livre, as Americanas e muitos outros. Para se ter uma ideia, só o Mercado Livre, em 2021, atingiu a marca de 66 milhões de compradores e 17 milhões de vendedores, segundo a Istoé.

O fato é que os marketplaces são excelentes espaços para que o lojista online consiga mais visibilidade e credibilidade junto ao público-alvo. Afinal, estar bem posicionado nos sites mais acessados do país só pode gerar um aumento de vendas e receitas.

Por fim, o mais interessante é que hoje em dia há ferramentas de e-commerce capazes de conectar os lojistas aos maiores marketplaces do Brasil de uma vez só e com apenas alguns clicks.

Portanto, não há desculpa para quem quer vender muito na internet, não é verdade? Esperamos que tenham gostado das cinco dicas que separamos. Até a próxima!

Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Author

Portal de notícias e de conteúdo diferenciado para nossos leitores fieis. Seja bem vindo e tenha certeza de que o conteúdo separado para você leitor é de extrema qualidade e importância.