• 24/01/2022

Proposta comercial de vendas: 8 dicas para fazer com que mais clientes fechem negócio com você

O que uma proposta comercial de vendas precisa ter? Muitos vendedores ainda têm dúvidas sobre como elaborar esse documento essencial para a conclusão de uma venda. A empresa pode até contar …

10 palavras de persuasão de vendas: saiba o que dizer aos seus clientes para conseguir fechar mais vendas

Uma única palavra pode ser determinante para o cliente decidir fechar negócio com você ou desistir da compra. Na hora de elaborar o seu discurso de vendas, é muito importante saber …

Como dividir as contas do casal? Três histórias inspiradoras

Primeiramente, felicidades para o casal! Estamos muito contentes pela iniciativa de vocês juntarem as escovas de dente e morarem juntos. Mas, como bem sabemos, unir duas pessoas embaixo do mesmo teto …

O mundo está percebendo os benefícios da energia renovável para o planeta, dessa maneira a produção desse tipo de energia está crescendo a cada dia.

Mas não é só por conta da preservação da natureza que os países estão optando por investir em energia renovável.

Muitos fatores relacionados a economia, autonomia, impactos na geração de emprego e segurança incentivam essa busca por mudanças.

Para que você entenda um pouco mais os benefícios da energia renovável, reunimos algumas informações que poderão te ajudar a entender um pouco mais sobre essa tecnologia.

O que é energia renovável?

As energias renováveis são geradas a partir de fontes inesgotáveis de energias. Elas também são denominadas energias limpas por gerar menos resíduos que as não renováveis.

Fazer o consumo dessas energias limpas é uma forma de diminuir os impactos referentes à emissão de CO2 na atmosfera.

Elas têm um enorme potencial de uso em todas as partes do planeta, fazendo com que sejam a melhor alternativa tanto em relação à autonomia, quanto em relação à redução dos impactos.

As energias renováveis são de vários tipos, o que facilita a implantação das mesmas em diversas partes do planeta em diversos tipos de ambientes.

Tipos de energia renovável

As mais utilizadas no mundo são de três tipos, eólica, solar e biogás. Conheça um pouco mais sobre essas energias:

EÓLICA- Essa energia utiliza a força dos ventos para gerar a energia elétrica, onde as turbinas através das pás eólicas acionam um gerador que converte o vento em energia.

SOLAR- Esse tipo utiliza os raios do sol para a geração da energia. Através de painéis fotovoltaicos e semicondutores, a luz solar é captada e convertida em energia elétrica.

A energia solar tem sido bastante procurada no Brasil tanto por ser uma energia limpa, como também por questões de economia a longo prazo.

Ela é uma ótima alternativa principalmente em lugares como o Brasil que tem uma abundância de raios solares durante todo o ano.

BIOGÁS- Nesse caso, é utilizada a matéria orgânica para a geração de eletricidade. Essa matéria pode ser o resíduo da cana-de-açúcar por exemplo.

A energia é gerada pela fermentação da matéria que libera um vapor, estes são absorvidos por biodigestores que os transformam em biogás.

Esse biogás pode gerar tanto energia elétrica, como também a energia térmica, além de ser utilizado para fabricar biocombustíveis.

Esses três tipos de energia limpa, oferecem muitos benefícios, não só para o meio ambiente, como também para a sociedade como um todo.

Quais são os benefícios da energia renovável?

Diminuição dos impactos no meio ambiente

Um dos benefícios da energia renovável é a diminuição dos impactos no meio ambiente ao utilizá-la.

Ela ajuda a retardar as mudanças climáticas que acontecem no planeta por conta do comportamento humano.

Isso se dá ao fato de que é baixo o nível de emissão de poluentes provenientes desse tipo de energia.

Comparada com outros tipos de energia, todo o seu processo, desde a instalação, até a produção gera menos impactos à natureza.

Sustentabilidade

Esse tipo de energia também gera um impacto positivo no que diz respeito à sustentabilidade. Dessa forma, para que possa ser sustentável, a energia renovável deve ser inesgotável.

Essa energia renovável e sustentável deve suprir as demandas da geração atual sem que comprometa as gerações futuras.

Quando estamos falando em sustentabilidade, devemos pensar em uma energia que busque o equilíbrio entre a sua demanda, ou seja, o seu consumo, e a sua produção.

Com essa eficiência energética, é possível conseguir incentivar o desenvolvimento econômico, uma vez que a energia renovável proporciona um poder de escolha relacionado a energia e democratização da mesma.

Geração de empregos

As energias renováveis estão se desenvolvendo a cada dia, e com isso a oferta de emprego nesse setor está crescendo.

Os setores que mais estão gerando empregos no país são o de energia solar e eólica, pois esses tipos de energias renováveis estão crescendo cada vez mais no território brasileiro. 

Sendo assim, um dos benefícios da energia renovável é a geração de empregos, o que consequentemente tem um impacto positivo na economia do país.

Autonomia

Essas energias renováveis também proporcionam uma autonomia energética para muitos países, pois sabemos que alguns ainda dependem de outros para suprir sua demanda de energia.

Dessa forma, ela ajuda o país a ter uma independência relacionada a produção de energia que consequentemente terá um impacto positivo nos custos de impostos e da energia em si. 

Economia

Ao fazer investimento em energia renovável, é possível conseguir uma economia significativa a longo prazo.

Com a energia solar, por exemplo, é possível fazer uma economia de cerca de 15%  do que é gasto mensalmente. Isso a longo prazo fará uma grande diferença.

Pouca manutenção

A tecnologia voltada para a energia renovável requer pouca manutenção, o que é uma grande vantagem, pois você terá uma grande economia também nessa questão.

Em grandes fazendas solares, por exemplo, é possível fazer pequenos reparos anuais para limpeza com custos mínimos, sendo que a estação solar pode funcionar perfeitamente durante 25 anos.

Já para a pessoa que decide instalar esse tipo de energia em sua residência, a manutenção é quase nenhuma, pois ele não precisará fazer nenhum tipo de modificação para a instalação da energia.

Menor geração de resíduos e utilização de recursos

Ela pode ser produzida sem gerar muitos resíduos, ou emitir gases com efeito estufa, por exemplo. Isso ajuda a manter a preservação do meio ambiente e evita impactos nocivos à natureza.

Outro benefício na utilização da energia renovável, é a baixa utilização de recursos que podem de alguma forma prejudicar a natureza.

Por mais que ao construir estações para a produção de energia solar e eólica possa afetar de alguma forma o meio ambiente por conta da utilização de algumas matérias-primas, esse impacto é bem menor que o da energia originária de combustível fóssil. 

Segurança 

Ao fazer essa diversificação nos tipos de produção de energia elétrica pode evitar por exemplo os apagões relacionados aos baixos níveis das barragens e reservatórios.

Sendo assim, essas novas alternativas de energia proporcionam uma maior segurança na produção e distribuição de energia no país.

Esses são alguns benefícios da energia renovável pode proporcionar para o país e planeta! Até a próxima!