• 24/01/2022

Proposta comercial de vendas: 8 dicas para fazer com que mais clientes fechem negócio com você

O que uma proposta comercial de vendas precisa ter? Muitos vendedores ainda têm dúvidas sobre como elaborar esse documento essencial para a conclusão de uma venda. A empresa pode até contar …

10 palavras de persuasão de vendas: saiba o que dizer aos seus clientes para conseguir fechar mais vendas

Uma única palavra pode ser determinante para o cliente decidir fechar negócio com você ou desistir da compra. Na hora de elaborar o seu discurso de vendas, é muito importante saber …

Como dividir as contas do casal? Três histórias inspiradoras

Primeiramente, felicidades para o casal! Estamos muito contentes pela iniciativa de vocês juntarem as escovas de dente e morarem juntos. Mas, como bem sabemos, unir duas pessoas embaixo do mesmo teto …

Vamos ver os benefícios do nióbio na economia, e como ele é importante até mesmo para a economia mundial. O Brasil é um país com diversos recursos naturais exploráveis, sendo assim, os olhos dos estrangeiros podem e geralmente estão no país em diversas épocas do ano. 

Quando falamos de metais existem alguns que se destacam bastante e que, apesar da grande quantidade, nem sempre é bem utilizado no país.

Hoje falaremos de uma liga de metal muito conhecida, rara no mundo todo, mas muito abundante em todo o mundo. É considerado fundamental para a indústria, sobretudo a de alta tecnologia. 

Como a demanda desse setor tem crescido bastante nos últimos anos, é de se esperar que o nióbio fique cada vez mais atraente como investimento.

Vamos falar um pouco de como o nióbio pode ser útil na economia e também desmistificar algumas informações prestadas na internet. 

Ele é mesmo tão bom assim? Por que o Brasil não investe ainda mais nele? Isso é o que você saberá ao continuar lendo o texto.

Benefícios do nióbio na economia

Quando falamos dele, muita gente nem mesmo tem noção do que ele é. Afinal, o primeiro ponto que devemos discutir no momento é a aplicação dele, mas para isso devemos entender sua característica. 

Primeiramente temos a sua grande resistência, já que é considerado um dos metais mais resistentes à corrosão do mundo. 

Também consegue boa aplicação de acordo com temperaturas extremas. Como é uma liga, confere diversas particularidades aos outros elementos com que se funde. 

E são exatamente esses fatores de resistência e também de ligação com outros materiais que fazem ele ser tão famoso. Considerando o potencial do Brasil para a produção desse metal, não é de se espantar que ele seja tão importante assim para a economia como um todo.

Agora que já sabe das suas características mais importantes, veja um pouco da sua aplicação, tanto na indústria como fora dela!

Aplicação do metal

Ele é um elemento químico utilizado em abundância na produção de aços especiais. O que você deve entender em primeiro lugar é que esses aços especiais são extremamente importantes na indústria e, como segundo ponto, que o nióbio não é utilizado como metal de forma separada de outros.

Na proporção exata do material, sua ligação com o aço é de grande vantagem, consegue gerar maior tenacidade e leveza para o material. 

Isso faz com que o nióbio esteja presente nas estruturas de navios, automóveis, na indústria aeronáutica, bélica e até mesmo nuclear! Surpreendente, não é? 

Existem muitas outras áreas que utilizam o material também, sua aplicação tanto fora como dentro da indústria é essencial.

Como ele também é um dos metais que mais resistem à corrosão, fica claro que seu uso pode se dar por mais tempo, além de ser um supercondutor, com tempo de fusão acima de 2400 °C. Sua utilização nas áreas citadas aqui promete ser ainda mais vantajosa e prática, tudo isso dependerá do tempo!

Nióbio no Brasil

Aqui chegamos a um ponto importante. Seria fácil dizer que o país é um grande produtor de nióbio, mas dessa vez ele vai um pouco além, são inúmeros os benefícios do nióbio na economia.

Esse mineral com certeza está em diversos países, mas os números fazem o Brasil ter uma vantagem enorme. Cerca de 98% das reservas do nióbio estão no país. 

Pois é, os outros países apenas ficam com 2% de todo o material, o que é um número impressionante, com certeza!

E não é apenas isso. Cerca de 90% do volume do material no planeta é mantido a partir da comercialização brasileira. 

Atrás temos Canadá e Austrália. Com toda certeza a quantidade é alta, são mais de 840.400.000 toneladas do material, mas será que ele está sendo bem utilizado?

Bem, esse é o único metal que o país consegue liderar em exportação. Em uma análise simples é possível ver que o Brasil apenas explora 4% da produção global de metais e apenas é líder quando o assunto é nióbio.

A questão desse material no país ainda é muito discutida e merece bastante atenção. Sendo assim, os benefícios do nióbio na economia, apesar de já muito atrativos, ainda não são completamente bem vistos por conta da sua exploração.

Informações e verdades

Agora, para finalizar, vamos ver algumas informações importantes sobre o nióbio que você deve conhecer. 

Talvez o nióbio seja um dos metais mais raros do mundo, porém, seu preço está muito abaixo do que o ouro, por exemplo. Sim! 

Ele é raro e escasso, mas essa é também uma das questões discutidas quando se fala da economia. Afinal de contas, porque ele não é mais caro?

Talvez um dos motivos do metal ainda não ser considerado tão fundamental assim é porque sua aplicação ainda está em desenvolvimento. Em outras palavras, sua aplicação não é tão estratégica assim como é o caso do petróleo.

De toda forma, os benefícios do nióbio na economia brasileira já são cobiçados por muitos países e algumas pessoas dizem que o preço vendido no Brasil é muito abaixo daquele que realmente vale.

Reservas no Brasil 

Você já ficou sabendo dos benefícios do nióbio na economia, então agora vamos conhecer as reservas aqui no Brasil.

Nada mais nada menos do que 90% da produção de nióbio do mundo está no Brasil, somos milionários neste minério, logo, para a economia é um dado super relevante.

Após o Brasil temos outros produtores como Canadá e Austrália. Aqui no nosso país são 842.460.000 de toneladas de nióbio, espalhadas entre Minas Gerais, Amazonas e Goiás. 

E aí, gostou de saber dos benefícios do nióbio na economia? Conta pra gente aqui nos comentários, até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Mineração Brasil, um site especializado em mineração para você atento sobre o assunto.