• 16/05/2022

Como elaborar um portfólio literário: expondo o seu trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, escrever não é um dom. Podemos nascer com uma maior aptidão à escrita, mas é necessário muito treino, estudo e dedicação para conseguir colocar em …

Dicas para escolher um bom seguro de bike para o seu bolso

Escolher um seguro para um produto que utiliza com frequência é fundamental. Porém, ainda mais importante que escolher um é saber a maneira correta de o fazer. É por isso que …

Entenda um pouco mais sobre harmonização facial

Você já ouviu ou sabe o que é a harmonização facial? Esse é um termo que chama muita atenção ultimamente, pela promessa de um rosto que seja mais bonito e harmônico. …

Todo início de ano chega o momento do lojista começar seu planejamento para os 12 meses que se avizinham. No caso de quem vende na internet, uma parte essencial dessa estratégia é estudar o calendário do e-commerce.

Afinal, há datas cíclicas que historicamente costumam aquecer o mercado varejista e as empresas devem estar preparadas para a oportunidade de aumentar o faturamento no período.

Por exemplo, na Black Friday de 2021, o e-commerce nacional movimentou cerca de R$ 4,2 bilhões em vendas, o que representa um crescimento de 5% em relação a 2020, segundo relatório da NielsenIQ|Ebit.

Entretanto, para aproveitar todas as oportunidades dessas datas, é preciso se preparar logisticamente e saber explorar boas promoções.

Diante disso, preparamos esse conteúdo para falarmos um pouco mais sobre o calendário do e-commerce, as datas mais importantes e a importância de se planejar. Continue a leitura até o final para saber tudo!

O que é o calendário do e-commerce?

O calendário do e-commerce nada mais é que o conjunto de datas importantes que se repetem anualmente e costumam estimular o consumo e aquecer o mercado varejista no mundo todo.

O Natal, por exemplo, é um representante constante nesse calendário e cujo período deve ser pensado e planejado com muita antecedência por parte do lojista. 

Afinal, além de simbolizar um período tradicional de troca de presentes, o mercado naturalmente fica mais movimentado também por causa dos pagamentos de 13º salário.

E nem só datas tradicionalmente importantes para o comércios podem ser exploradas. Por exemplo, feriados ou dias simbólicos, como o Dia do Esportista, são uma ótima oportunidade para uma loja de artigos esportivos se promover com promoções e campanhas de marketing que influenciam a prática de atividade física.

Portanto, há várias possibilidades a serem exploradas pelo lojista online ao estudar com cuidado o calendário do e-commerce.

Por que é importante conhecer o calendário do e-commerce?

Datas temáticas ou períodos sazonais de comércio aquecido acontecem durante todo o ano. E cada um desses momentos é uma oportunidade para o lojista:

  • promover sua marca;
  • fazer promoções específicas;
  • gerar mais engajamento com seu público-alvo;
  • vender mais.

Em suma, o calendário do e-commerce é uma oportunidade de utilizar gatilhos existentes em cada época do ano para incentivar o consumo, posicionar-se no mercado e aumentar o faturamento.

Dessa forma, para maximizar seus lucros ao máximo usando o calendário do e-commerce estrategicamente, é preciso definir um planejamento com bastante antecedência ainda no ano anterior.

Afinal, as inúmeras datas e períodos que devem ser alvo das programações dos lojistas já começam a se manifestar no mês de janeiro, quando há uma ressaca do período festivos e as empresas aproveitam para fazer saldão e queima de estoque de produtos que ficaram encalhados após a Black Friday e o Natal.

Além disso, épocas especiais exigem preparações especiais. O volume de estoque, a precificação dos produtos e as condições de divulgação devem ser pensadas com calma e precisão para que, na hora de executar as campanhas, elas tenham o êxito esperado. 

Quais as datas mais relevantes do e-commerce?

São muitas as datas com grande potencial de vendas no calendário do e-commerce, porém algumas merecem um destaque especial. Primeiramente, podemos começar com as mais tradicionais em virtude do seu valor simbólico e sentimental, como:

  • Carnaval: época excelente para varejos especializados em artigos de vestuário e fantasia fazerem campanhas exclusivas.
  • Páscoa: oportunidade excelente para quem atua no ramo de doces e chocolates para fazer produtos especiais para a data.
  • Dia das Mães e Dia dos Pais: inúmeros setores do varejo podem se aproveitar dessas datas em virtude da diversidade de possibilidades de presentes que um filho pode oferecer aos pais.
  • Natal: assim como no caso acima, todos os setores do comércio varejista podem se beneficiar do período, que ainda tem o plus de contar com o consumidor com mais dinheiro no bolso em virtude da gratificação natalina.

Além dessas, vale destacar outras duas datas que vêm fazendo muito sucesso, especialmente, no e-commerce: o Dia/Semana do Consumidor e a Black Friday. Ambos os períodos são marcados por semanas, às vezes até meses, de várias campanhas de descontos promocionais que movimentam bilhões em faturamento em vendas.

Se você quer conhecer mais opções, confira esse calendário com datas importantes para o comércio virtual com uma lista completa de datas mês a mês para que você possa avaliar quais são as que melhor dão match com o seu empreendimento.

Gostou do conteúdo? Fique de olho nas publicações do blog para mais textos informativos que nem esse. Até a próxima!Este post foi escrito pela equipe do olist, uma solução completa para lojas que querem vender online de forma prática e profissional. Com milhares de lojas parceiras em mais de 180 países, o olist tem ferramentas que facilitam a criação de loja virtual, a venda em marketplaces e a operação logística no e-commerce. Conheça o olist.

Author

Portal de notícias e de conteúdo diferenciado para nossos leitores fieis. Seja bem vindo e tenha certeza de que o conteúdo separado para você leitor é de extrema qualidade e importância.