• 16/05/2022

Como elaborar um portfólio literário: expondo o seu trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, escrever não é um dom. Podemos nascer com uma maior aptidão à escrita, mas é necessário muito treino, estudo e dedicação para conseguir colocar em …

Dicas para escolher um bom seguro de bike para o seu bolso

Escolher um seguro para um produto que utiliza com frequência é fundamental. Porém, ainda mais importante que escolher um é saber a maneira correta de o fazer. É por isso que …

Entenda um pouco mais sobre harmonização facial

Você já ouviu ou sabe o que é a harmonização facial? Esse é um termo que chama muita atenção ultimamente, pela promessa de um rosto que seja mais bonito e harmônico. …

Quando falamos de ensino, escola e sala de aula, a lousa escolar é uma das ferramentas de grande importância, pois pode ser utilizada para diversas ações, por exemplo: passar conteúdos, anotar tarefas e recados e muitos outros.

Não se tem apenas um modelo de lousa, embora seja utilizado principalmente por sua praticidade e funcionalidade.

Com isso em mente, vamos falar sobre a lousa escolar, seu material, tipos e modelos, e como escolher a melhor opção.

Lousa escolar: O que é?

Em primeiro lugar, a lousa escolar é uma superfície extremamente lisa usada em salas de aula, eventos e cursos de treinamento para fazer anotações e facilitar o aprendizado.

Na sala de aula ela é bastante utilizada para se fazer desenhos, esquemas e mensagens pertinentes ao momento e ao conteúdo.

Além disso, a lousa escolar é feita de laminado estrutural e aço cerâmico e está disponível nas cores preto, branco, verde e diagrama, facilitando o processo de ensino.

 Então, escrever no lousa requer uma caneta especial, ou seja, a caneta de quadro branco e uma borracha.

Esta caneta de lousa escolar é usada para escrever, e é muito diferente das canetas permanentes pois quando a tinta entra em contato com o álcool ela não deixa um borrão igual as outras deixariam.

Por isso, pode-se dizer que a lousa escolar é um dos modelos mais versáteis, práticos e funcionais quando se trata de ferramentas e objetos para a sala de aula.

Quais os modelos de lousa escolar

Falando em lousa escolar, existem dois modelos que se destacam no mercado, a lousa tradicional e a lousa quadriculada

Mas qual a diferença entre os dois tipos?

Primeiro, a lousa escolar tradicional é a mais comum, todas o caminho em branco, sem nenhum tipo de detalhe, é mais utilizado em escolas, treinamentos, empresas e outros espaços.

Já a lousa escolar quadriculada possui linhas verticais e horizontais e é ideal para criar diagramas, tabelas e desenhos em sala de aula e é utilizado inclusive por instituições de ensino tendo uma alta demanda por parte delas.

Existem diferentes cores para este tipo de quadro, como preto, branco e verde.

Além dos modelos tradicionais, existe a lousa escolar digital, que combina a lousa tradicional com tecnologia de projetor, que tambem permite acesso à Internet e a construção de uma aula totalmente interativa.

No entanto, não há regra sobre qual dos modelos é o mais adequado ou o melhor é. porque ambos são muito parecidos. A diferença está nas linhas e como elas são usadas em sala de aula.

Qual o melhor: Quadro grande ou pequeno?

Em geral, como você sabe qual é a melhor lousa escolar para suas necessidades? Um modelo grande ou pequeno seria melhor?

A resposta para esta pergunta é: depende, e isso depende de vários fatores como o tamanho do espaço que você pode colocar o quadro e seu uso pretendido.

Uma lousa escolar geralmente mede 1,50 m x 1,20 m, 2,0 m x 1,20 m ou até 3,0 m x 1,20 m.

Por isso, você deve sempre saber sua medida de sala de aula e ver se a lousa desejada cabe no espaço disponível.

Então, se você tem uma boa área, pense na sua metodologia e no uso da lousa escolar. Normalmente, as lousas maiores são as mais escolhidas, tanto pelo espaço para escrever quanto pela praticidade.

Mas você deve estar se perguntando: como escolho a melhor opção de lousa?

Escolhendo a melhor lousa escolar?

Bem, é importante lembrar que a noção de qualidade varia muito de instituição para instituição e, portanto, alguns aspectos devem ser levados em conta.

Quando falamos em processo de ensino e aprendizagem, devemos lembrar que investimento e equipamentos são essenciais para todo o processo,

Ou seja, sempre optar pelo mais barato pode significar perdas futuras, principalmente quando se busca qualidade.

Por isso, você deve considerar os seguintes aspectos para escolher a melhor opção de lousa escolar:

  • Custo-benefício da lousa;
  • Qualidade e durabilidade dos materiais da lousa escolar que você deseja comprar, pois, esses detalhes influenciam diretamente na vida útil do produto;
  • Serviços disponíveis, como, por exemplo, suporte técnico, manutenção e pós-venda da sua lousa escolar.

Por mais que pareçam detalhes, eles fazem a diferença no momento da escolha e nos resultados de médio e longo prazo.

Por isso, é importante avaliar todos os aspectos para ter uma tomada de decisão assertiva.

Conclusão 

Escolher uma boa lousa escolar está diretamente relacionado à percepção de qualidade e objetivos de sua organização.

Por isso é importante ter uma marca em que você possa confiar, que ofereça o melhor serviço e que fabrique tecnologias educacionais com a  mais alta qualidade.

Author

Portal de notícias e de conteúdo diferenciado para nossos leitores fieis. Seja bem vindo e tenha certeza de que o conteúdo separado para você leitor é de extrema qualidade e importância.