• 24/01/2022

Proposta comercial de vendas: 8 dicas para fazer com que mais clientes fechem negócio com você

O que uma proposta comercial de vendas precisa ter? Muitos vendedores ainda têm dúvidas sobre como elaborar esse documento essencial para a conclusão de uma venda. A empresa pode até contar …

10 palavras de persuasão de vendas: saiba o que dizer aos seus clientes para conseguir fechar mais vendas

Uma única palavra pode ser determinante para o cliente decidir fechar negócio com você ou desistir da compra. Na hora de elaborar o seu discurso de vendas, é muito importante saber …

Como dividir as contas do casal? Três histórias inspiradoras

Primeiramente, felicidades para o casal! Estamos muito contentes pela iniciativa de vocês juntarem as escovas de dente e morarem juntos. Mas, como bem sabemos, unir duas pessoas embaixo do mesmo teto …

Para que sua instituição possa crescer de forma saudável e sustentável, é importante que ela tenha uma assessoria na área jurídica, então vamos abordar aqui alguns motivos para ter um advogado na sua empresa.

Essa assessoria é tão essencial quanto as assessorias administrativa e financeira, e tem como objetivo auxiliar legalmente a expansão ou cotidiano da empresa.

Para que você entenda quais são os objetivos de contratar um advogado ou uma assessoria jurídica para sua empresa, vamos apresentar abaixo os principais motivos.

Motivos para ter um advogado na sua empresa 

É extremamente importante ter esse profissional na sua empresa, por isso vamos te apresentar abaixo alguns dos motivos para ter um advogado na sua empresa, e para que você entenda melhor como o advogado é essencial para as atividades da empresa, listamos algumas vantagens.

  • Planejamento estratégico – esse é o principal fator para que uma empresa se mantenha em perfeito funcionamento. 

E nesse caso, um advogado ou até mesmo uma assessoria jurídica é fundamental para fazer a montagem desse plano de forma eficiente.

  • Análise de contrato – o advogado da empresa é responsável por fazer a análise dos contratos da mesma, com o objetivo de verificar possíveis riscos e prejuízos, assim como medidas de prevenção. 
  • Assessoria Jurídica – o advogado, atuando dentro da empresa vai buscar reduzir riscos para os negócios da sua empresa, buscando realizar um trabalho de prevenção, diminuindo assim os custos com indenizações, multas, entre outros gastos.

Advogado na empresa

O advogado que atua em empresas, não serve somente para que se evite processos trabalhistas, ele também auxilia na organização e estratégia, mantendo a organização em dia com deveres legais.

Ele busca auxiliar diariamente a empresa em questões que surge no cotidiano, com o objetivo de ajudar a manter a ordem e o bom funcionamento da organização.

Manter-se organizada e competitiva no mercado não é uma tarefa fácil, dessa forma, o advogado busca soluções para que a empresa esteja organizada e com as questões legais em dia. 

Como pode ver os motivos para ter um advogado na sua empresa são essências para crescimento, e garantir que você está caminhando corretamente conforme a lei.

Como o advogado pode ajudar a empresa?

  • Abertura – se no seu caso você for abrir uma empresa do zero, por ser uma tarefa um pouco complexa, o auxílio de um advogado é essencial, principalmente para organizar uma infinidade de documentos e autorizações de órgãos públicos e registros.
  • Auxílio na legislação trabalhista – o advogado auxilia a empresa em questões relacionadas ao cumprimento de normas e obrigações relacionadas a legislação trabalhista, para que os deveres e direitos sejam cumpridos adequadamente.
  • Prevenção – na hora de fechar um contrato, independente de qual seja, é muito importante que as cláusulas do contrato sejam avaliadas, dessa forma, o papel do advogado é essencial para que não tenham problemas futuros com o fechamento de contrato.
  • Tributos – o advogado também é responsável por auxiliar a empresa na legislação tributária, evitando por exemplo que a empresa pague impostos indevidos, ou deixe de pagar alguns importantes.

Dessa forma, esse profissional busca analisar de forma detalhada os processos tributários, assim como também fazer um planejamento tributário completo, com a finalidade de reduzir os tributos e aumentar os lucros da empresa.

Análise de contratos

É muito importante ter um advogado para fazer a análise de contratos entre a empresa, os clientes, fornecedores e parceiros.

O advogado garantirá que o contrato será justo para todos os envolvidos, atentando-se para todas as cláusulas, evitando assim futuros problemas com riscos desnecessários ou até mesmo fraude.

Com o auxílio de um advogado, você terá a segurança de está assinando um contrato com tranquilidade, pois ele foi previamente analisado e revisado por um profissional que conhece o assunto.

Orientação relacionado a legislação trabalhista

Sabe-se que há várias leis que definem as obrigações das empresas, além de assegurar os direitos dos trabalhadores.

Dessa forma, para que o processo seja justo para ambas as partes, o advogado da empresa tem como função deixar claro todos os direitos e deveres tanto da empresa, como do funcionário.

O advogado da empresa também pode auxiliar na construção de processos de contratação, assim como nos processos rescisórios, orientando tanto a empresa, como também os colaboradores.

Com esse auxílio, o advogado ajudará a empresa a evitar possíveis problemas com a justiça, caso você infrinja alguma lei relacionada aos direitos do trabalhador.

Controle tributário

As regras tributárias, muitas vezes pode ser algo complicado para a empresa tratar. Dessa forma, o advogado ou a equipe jurídica pode auxiliar o empresário nessa situação.

Com o auxílio de um advogado, questões tributárias como por exemplo, escolha do regime, ou se é lucro presumido ou lucro real, e até mesmo se é Simples Nacional, pode se tornar um trabalho sem muitas complicações.

Ele também poderá atuar auxiliando na parte contável, orientando a empresa sobre como quitar as obrigações e os impostos fiscais.

Além disso, a equipe jurídica ou advogado da empresa poderá atuar como um intermediador com os órgãos públicos, se caso alguma ação for movida contra a sua empresa.

Análise dos riscos

O advogado da empresa também pode fazer o auxílio na análise de risco relacionada à algum contrato ou negociação em que a empresa está envolvida.

Dessa forma, ele consegue definir quais são os riscos que vale a pena a empresa assumir, de acordo com os números que a empresa apresenta.

O profissional também pode desenvolver um trabalho de mapeamento para identificar problemas que são desencadeados por conta de processos jurídicos.

Por meio desse mapeamento, será mais fácil que o advogado trace estratégias para evitar problemas relacionados a esse setor.

Além disso ele poderá ajudar a fazer uma previsão dos problemas que possivelmente a empresa poderá enfrentar, se baseando nas características da organização.

Como escolher um bom advogado

Toda empresa séria que busca desenvolver seu trabalho com qualidade, tem na sua equipe uma assessoria jurídica ou um advogado para auxiliar diversas demandas de forma que a organização funcione de forma correta.

Agora você já sabe os principais motivos para ter um advogado na sua empresa, levando em consideração que é um ótimo investimento, que ajudará no desenvolvimento da mesma!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades.