• 16/05/2022

Como elaborar um portfólio literário: expondo o seu trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, escrever não é um dom. Podemos nascer com uma maior aptidão à escrita, mas é necessário muito treino, estudo e dedicação para conseguir colocar em …

Dicas para escolher um bom seguro de bike para o seu bolso

Escolher um seguro para um produto que utiliza com frequência é fundamental. Porém, ainda mais importante que escolher um é saber a maneira correta de o fazer. É por isso que …

Entenda um pouco mais sobre harmonização facial

Você já ouviu ou sabe o que é a harmonização facial? Esse é um termo que chama muita atenção ultimamente, pela promessa de um rosto que seja mais bonito e harmônico. …

A sua casa é naturalmente o local mais seguro em que sua criança pode estar, justamente por este motivo, alguns pais acabam por ignorar alguns mínimos detalhes, detalhes esses, que são de extrema importância uma vez em que possui crianças em sua residência.

Quando falamos de crianças, precisamos ter a noção de que qualquer mínimo descuido pode resultar em acidentes, os menores são sempre muito cheios de energia e a curiosidade pode os levar para as mais diversas situações, por isso, manter sua residência segura e estar sempre atento no que as crianças estão fazendo é essencial. Confira no seguinte artigo do site Romero Britto algumas dicas essenciais que irão deixar a sua residência mais segura e otimizada para as crianças.

Como manter a casa mais segura para as crianças?

Segundo o Ministério da Saúde, em 2020 o número de atendimentos hospitalares para com crianças até 15 anos de idade devido acidentes na própria residência teve um número 112% maior que os registros no ano anterior; tal número elevado deixa em evidência que muitas das casas não estão preparadas e seguras para que as crianças possam passar todo o dia em sua própria casa. Quer garantir que o seu lar seja realmente seguro para as crianças? Siga a lista a seguir.

Pense na segurança antes da chegada da criança

Naturalmente, quando pais estão à espera de um novo integrante na família, tudo já começa a ser preparado, a decoração do quarto é devidamente pensada, são escolhidas roupas e acessórios para o bebê, entre outros detalhes; entretanto, se é necessário lembrar que a criança ultrapassa os limites do quarto e cada cômodo da residência deve ser devidamente pensado visando a segurança do menor; conforme a criança cresce sua capacidade motora aumenta e ela começa a explorar os mais diversos ambientes da casa de forma independente, não espere este momento chegar para começar a pensar na segurança da sua residência.

Cada cômodo deve ser pensado de forma individual (h3)

Segundo estudos da pediatra Aline Motta de Menezes os cômodos mais perigosos e com a maior incidência de incidentes em uma residência seguem a seguinte ordem: cozinha, banheiro, corredor, escadas, quarto e sala. Deste modo, é importante que cada cômodo seja pensado e planejado de forma individual, cada um possui suas particularidades e devem ser adequados de forma diferente.

Organização também faz parte da segurança

Manter os espaços da residência organizados e limpos também faz parte da segurança para com crianças; uma casa bagunçada e desorganizada pode abrir brechas para que os menores acabem se machucando no simples ato de caminhar, além de que, a falta de rotina na organização irá fazer com que os mesmos procurem por possíveis brincadeiras e distrações em locais perigosos. Uma vez em que você possui uma casa organizada, a criança se acostuma com essa rotina e aprende desde menor a identificar quais são os espaços em que ela pode brincar livremente, ela encontra seus brinquedos sempre em um mesmo local e tem tendencia a ficar naquele cômodo.

Ensine sobre organização

É importante que conforme a criança cresça, você a ensine a manter a casa e principalmente as próprias coisas organizadas, a incentive a guardar seus brinquedos após as atividades, mostre que existe um local correto para que ela possa brincar e que no fim do dia todas as suas coisas devem estar neste mesmo cômodo; essa é mais uma forma de ensinar e também mostrar para seu filho que existe um limite no qual ele pode frequentar e brincar sem maiores problemas, evitando por exemplo, que ele deixe brinquedos e objetos espalhados na cozinha e precise acessar a mesma afim de brincar.

Acessórios de proteção

Proteção nunca é demais quando o assunto são crianças, invista na obtenção de acessórios de proteção como: travas para armários, gavetas e portas, protetores para quinas e tomadas também são essenciais.

Como deixar a varanda mais segura?

Se você mora em um apartamento ou apenas possui varandas e sacadas em sua residência então deve prestar uma atenção especifica neste ambiente caso possua crianças pequenas em casa; no caso de varandas e sacadas a melhor dica de segurança é a prevenção, confira algumas formas de evitar que acidentes aconteçam neste ambiente e como o tornar mais seguro.

Acesso sempre restrito

Deixe a porta de acesso para a varanda sempre fechada.

Esteja por perto

Jamais deixe a criança sozinha na varanda, mesmo que por alguns segundos.

Cuidado com a decoração

Vasos, cadeiras, mesas e escadas utilizadas como suporte para plantas que comumente são utilizados como decoração nas varandas devem ser evitadas ou posicionadas de forma estratégica; tais itens podem servir como apoio para que a criança acabe subindo ou escalando.

Instalação de redes de proteção

Instalar redes de proteção e segurança na varanda é uma das melhores formas de garantir a segurança não só da criança, mas também de outras pessoas e também animais de estimação nas varandas; as redes de proteção se tornam um tipo de barreira e conseguem impedir a passagem/queda e consequentemente acidentes mais graves.

Que cuidados devemos ter quando temos crianças pequenas em casa?

Se tratando de crianças, quase todos os objetos e as mais diferentes situações acabam se tornando um risco em potencial, por isso, é de extrema importância que os responsáveis estejam sempre supervisionando os menores. Confira a seguir uma lista com produtos e objetos que você deve manter fora do alcance das crianças.

  • Quaisquer objetos cortantes (estiletes, facas, tesouras)
  • Produtos de limpeza devem sempre estar devidamente guardados e longe do alcance dos pequenos, o aroma e as cores chamativas são um grande atrativo pra criança
  • Medicamentos
  • Tomadas sem protetores e fios elétricos
  • Recipientes com água que a criança possa acabar se afogando como bacias e baldes
  • Objetos decorativos de vidro que possam quebrar nas mãos da criança
  • Objetos pequenos que possam ser engolidos
  • Produtos de higiene que possam causar intoxicação
  • Louças de vidro; para crianças é recomendado que a alimentação aconteça em acessórios de plástico ou com você supervisionando durante toda a alimentação.

A infância é definitivamente uma das partes mais prazerosas da maternidade/paternidade, receber uma nova vida em sua casa é especial durante todos os momentos, porém, se é necessário muito cuidado e atenção. Com as dicas aprendidas aqui neste artigo você com certeza estará deixando sua residência mais segura e prevenindo possíveis acidentes para com os menores.

Author

Portal de notícias e de conteúdo diferenciado para nossos leitores fieis. Seja bem vindo e tenha certeza de que o conteúdo separado para você leitor é de extrema qualidade e importância.