O processo de mineração no Brasil é muito extenso e existem muitas particularidades que o fazem único. Desde a extração até a transformação da matéria prima em algum outro produto, há muitos pequenos e importantes processos que se devem passar. Aqui iremos falar exatamente sobre isso.
Bem, a mineração é considerada uma das áreas mais importantes do mundo. Sua importância econômica é inegável, além de ser uma das atividades básicas que o ser humano aprendeu ao longo da história.
E falando em história, o Brasil passou por uma relação histórica bem calorosa com a mineração.
A relação do país está bem relacionada com o período colonial, onde a exploração foi uma das principais formas de ganhar lucro. Muitos países passaram a buscar minérios como o ouro no território.
Bem, mas o que é a mineração no Brasil?
É uma atividade bem elaborada que está relacionada com quatro importantes processos de obtenção de matéria prima.
Se começa pela pesquisa do local. Nesse momento, o objetivo é encontrar as áreas que possuem mais potencial exploração de minerais. Esses podem ser os mais diversos possíveis, aqui no Brasil há grande capacidade para o ferro, por exemplo.
Depois do processo de pesquisa se começa a exploração. Nesse momento a procura por certos minérios se faz mais presente, o que torna esse um investimento grande. Assim que encontrados é possível passar para a etapa de extração.
Nesse momento o material é retirado por alguns métodos técnicos, que citaremos a seguir. De toda forma, o material encontrado é retirado e levado para locais onde possa sofrer com o beneficiamento.
Por fim, o beneficiamento tornará o minério próprio para uso nas indústrias. É a etapa final para que se tenha um bom resultado e deve ser feita por especialistas na área.
Estrategicamente falando, os tipos de mineração do Brasil e o setor de mineração estão bem posicionados no mercado. Atualmente é responsável por cerca de 5% do PIB do país.
Bem, isso sem considerar que muitos dos materiais extraídos são utilizados em outras indústrias, a mineração no Brasil é destaque mundial.
Porém, sua relação econômica com o Brasil, além de histórica, é muito importante. O desenvolvimento dela nos últimos anos também é destacável, tendo em vista que em pouco tempo alguns produtos ganharam mais relevância no mercado.
Além de gerar empregos, melhorar algumas relações sociais e econômicas, a mineração é a “face do Brasil”. Alguns países criaram uma relação forte com esse setor no país e por isso estão sempre necessitando importar.
A mineração no Brasil
Desde muito tempo há uma relação importante entre a economia e a mineração. Não apenas no Brasil, todo o mundo considera essa uma atividade importante. A grande mudança no país é que ele possui um dos maiores potenciais para lidar com o setor.
Graças a isso, mesmo séculos atrás o Brasil já era conhecido como um grande produtor de minerais como o ferro. Geralmente ele é utilizado em larga escala na indústria, até mesmo para a produção do aço. No período colonial também havia muita exploração do ouro.
Bem, de uma forma ou de outra os resultados eram interessantes. Atualmente a produção é tão bem vista que chega a ser reconhecida por todo o mundo, principalmente se falamos de produtos como o nióbio.
Tipos de mineração
Encontramos a mineração no Brasil tanto em lavra a céu aberto como na subterrânea são importantes no solo brasileiro, principalmente porque o país carrega diversos tipos de solo diferentes.
Dessa forma, o estudo dele também é matéria importante. Cada local exige um tipo de lavra diferente. Então vamos aprender um pouco mais sobre cada uma!
Lavra a céu aberto
Esse método de extração está ligado à exploração de minérios na superfície. Em outras palavras, é possível encontrar jazidas de materiais sem precisar escavar muito, o que pode facilitar bastante.
A lavra a céu aberto é simplificada desde a pesquisa do local, visto que é possível encontrar a presença de vários materiais a olho nú. É claro, mesmo assim um profissional da área deve estar presente, somente assim poderá definir o real potencial da exploração nesse local.
No entanto, nem todos os materiais são encontrados na superfície. E isso nos leva ao segundo método.
A lavra subterrânea
A lavra subterrânea é mais complicada e exige um maquinário específico. Porém, mesmo assim os resultados são fáceis de obter. É claro, questões ambientais e de segurança estão envolvidas aí.
Nesse método o material está abaixo da superfície, por isso um trabalho de escavação maior é necessário. Nada muito extenso, porém, muito específico, com profissionais, materiais e maquinários diferentes.
Nesse caso, o estudo deve ser feito de forma mais abrangente. Definir o potencial daquela região sem saber o que existe abaixo é mais complicado, porém, previsível para profissionais.
Exportação e fatores econômicos
Se você realmente busca entender a exploração de minerais no Brasil deve considerar que o país é um exportador. Além de ser fundamental para indústria interna, alguns materiais são levados para fora, onde também ganham maior valor.
Como o país não produz alguns produtos importantes, algumas polêmicas se desenvolvem. Em certos momentos o minério de ferro e outros materiais é vendido para determinado país por um valor. Ao chegar se desenvolve outro produto que é vendido por um preço bem maior.
Apesar disso, o Brasil ainda se destaca na produção e gestão da mineração.
Conclusão
Bem, já falamos o suficiente. Você já consegue ter uma noção de como a mineração no Brasil é importante para o Brasil e a forma como ela acontece!
Caso tenha interesse, se aprofunde mais no assunto, buscando os principais produtos que são produzidos.