• 29/06/2022

Redação para o vestibular, dicas para você se sair bem

A redação de vestibular é a prova mais importante para passar na tão sonhada vaga da federal. Dentro da redação o aluno terá que mostrar a capacidade de debater o tema …

Gestão financeira para pequenas e médias empresas: 6 boas práticas

É comum que, quando pensamos sobre a importância de uma boa gestão financeira para pequenas e médias empresas, algumas dúvidas aparecem. Sabemos que o principal motivo para uma empresa ter que …

Marketing de conteúdo para e-commerce: o que é e como fazer

Entenda de uma vez por todas o que é marketing de conteúdo para e-commerce e como fazer de forma realmente efetiva. Confira nossas dicas práticas que vão te ajudar na sua …

Ao contrário do que muitos pensam, escrever não é um dom. Podemos nascer com uma maior aptidão à escrita, mas é necessário muito treino, estudo e dedicação para conseguir colocar em palavras o que está alojado em nossa mente. Então, você, escritor ou jornalista, já sabe como elaborar um portfólio literário?

Quem trabalha com a escrita sabe como é importante reunir os seus conteúdos produzidos em um só lugar. E é essa a função do portfólio: ser um espaço para você armazenar os seus melhores projetos e fazer, assim, a divulgação do seu trabalho. 

É muito comum que lembremos do portfólio apenas quando estamos procurando um novo emprego. Isso não é muito recomendável, pois podemos acabar esquecendo alguns detalhes importantes por conta do prazo curto. E, como já dizia o ditado: a pressa é inimiga da perfeição. 

Por isso, neste texto, separamos sete dicas sobre como elaborar um portfólio literário. São elas:

  • buscar referência em sites e portais;
  • apresentar-se em seu portfólio;
  • separar os seus melhores trabalhos;
  • prepare um resumo de todos os seus conteúdos;
  • prestar atenção na navegabilidade do seu site;
  • manter o seu portfólio atualizado;
  • criar e manter o seu LinkedIn atualizado com os conteúdos do portfólio.

Vamos nessa? Então, continue a sua leitura!

Como elaborar um portfólio literário: pondo a mão na massa

O portfólio é extremamente importante na vida do profissional da escrita. Se você cria romances, artigos ou reportagens, você sabe o que estamos falando!

Mas a criação do seu site também tem as suas regras. Então, vamos, sem mais delongas, mostrar as sete dicas sobre como elaborar um portfólio literário? 

Faça uma boa leitura e tire todas as suas dúvidas!

Busque referência em sites e portfólios

Se você trabalha no mundo das palavras, deve saber que procurar inspiração nas tendências é algo muito comum. Então, por que não fazer isso na hora de preparar o seu portfólio?

Por isso, a nossa dica número um é procurar outros portfólios de escritores e jornalistas. Assim, você poderá se inspirar e ter ideias novas, o que seria impossível sem procurar referências. Além disso, durante essa pesquisa, você também pode encontrar erros, evitando colocá-los na hora de criar e reunir os seus trabalhos. 

Ao mesmo tempo, você deve procurar sites que são voltados sobre assuntos de arte e cultura, mantendo-se atualizado sobre os acontecimentos deste mundo. 

Um exemplo é o Artcetera, um portal criado para debater e informar sobre o universo cultural, principalmente sobre música e cultura pop. Lá, você pode encontrar listas sobre o que está bombando no mundo das artes e pegar referências para deixar seu portfólio ainda mais atualizado e atrativo. 

Apresente-se para seu leitor

O segundo ponto muito importante para a criação de um portfólio literário é se apresentar. Afinal, o seu futuro possível cliente precisa conhecer um pouco mais da pessoa que pretende contratar. 

Por isso, embora a divulgação do seu trabalho seja muito importante para essa contratação ser efetuada, se apresentar e mostrar as suas características podem ser um jeito de se conectar com quem está visitando o seu site. 

Por isso, use todo o seu talento para escrever e crie uma pequena autobiografia em uma página do seu portfólio. E não se esqueça de colocar uma foto bem profissional e seus dados, como e-mail, LinkedIn e telefone de contato.

Separe os seus melhores trabalhos

Agora, vamos botar a mão na massa? O principal passo para aprender a como elaborar um portfólio literário é saber separar os seus melhores projetos. Aqui, podemos inserir tanto os profissionais, que são as suas experiências empresariais passadas, ou pessoais, como os seus trabalhos de faculdade, por exemplo. 

Então, se você está criando o seu portfólio para arranjar um primeiro emprego, fique tranquilo! Todo projeto é válido: o importante é que ele esteja bem feito e com muito conteúdo! 

Um detalhe para se prestar atenção é a quantidade de trabalhos que você irá colocar no seu portfólio. Não é preciso (e não devemos) colocar todos os projetos que você já participou. 

Então, você deve dar prioridade para os conteúdos mais importantes, que tiveram mais relevância, ou os que você achou mais interessantes e completos. 

Faça um resumo do seu trabalho

Além de colocar os seus trabalhos no portfólio, você pode colocar um pequeno resumo sobre os seus trabalhos. Na verdade, o que garante a visualização de um conteúdo é, muitas vezes, seu resuminho. 

Por isso, é interessante colocar todas as informações essenciais do trabalho, como cliente, técnicas, finalidade e o passo a passo de como foi criado. 

Dê atenção para a navegabilidade do seu portfólio 

Além de reunir os seus melhores trabalhos, é seu papel garantir que o site que hospeda o seu portfólio esteja navegável. Se você lotar o seu portal de conteúdos de qualquer jeito, o seu possível cliente não terá uma boa experiência. 

A maneira que as pessoas se sentem em seu site está intimamente ligada ao sucesso do seu portfólio, assim como a qualidade dos seus trabalhos. Por isso, mantenha o seu portal limpo e fácil de navegar.

Um exemplo é colocar algumas categorias em seu site. Assim, os seus conteúdos ficam mais organizados, divididos de maneira correta e visualmente mais convidativo. 

Mantenha o seu site atualizado

Você se lembra como falamos que a perfeição vem com a prática? Por isso, precisamos manter o nosso portfólio atualizado! Com o passar dos meses, aprimoramos o nosso conteúdo. Por isso, porque não manter a sua produção sempre atualizada? 

Além disso, podemos aprender coisas novas, não é mesmo? Podemos adquirir novas responsabilidades no trabalho ou aprender uma nova profissão. Então, vamos manter o nosso contratante sempre atualizado das nossas capacitações, combinado?

Atualize o seu LinkedIn com os conteúdos

Todo site precisa de links externos, não é mesmo? Ou seja, um jeito que possibilita as pessoas a chegar no seu portfólio. O seu LinkedIn, a rede social mais profissional da nossa atualidade, pode ser uma ótima fonte de backlinks.

Além disso, depois que você envia o seu currículo, muito provavelmente o seu contratante irá visualizar o seu perfil na rede. Então, essa pode ser uma ótima oportunidade para levar a pessoa para o seu portfólio! 

Você está se sentindo preparado para criar o seu site? A dica final é colocar a sua verdade e a sua identidade em seu portfólio. Nós queremos conhecer profundamente a pessoa por trás dos textos!