• 28/04/2024

O que é análise preditiva na cadeia de suprimentos?

Na era atual dos negócios, a cadeia de suprimentos desempenha um papel vital na competitividade das empresas. Mas o que é a análise preditiva? A capacidade de prever e responder eficazmente …

Qual melhor grupo de amizade no WhatsApp?

Quando se trata de fazer novos amigos, o WhatsApp é uma excelente ferramenta para se conectar com pessoas de todo o Brasil. Existem inúmeros grupos de WhatsApp dedicados à amizade, nos …

Como posso contratar a internet da Oi para minha residência?

Você está em busca de uma internet rápida e estável para a sua casa? A Oi tem a solução perfeita para você. Contratar a internet Oi para a sua residência é …

Conheça tudo sobre o ESP8266 e aprenda como usá-lo com sensores

Microcontroladores como o ESP8266 são incríveis, ainda mais quando combinados com sensores! Esse par costuma gerar projetos e protótipos de robótica incríveis, com alto potencial para solucionar problemas práticos do dia a dia. 

Protótipos que utilizam sensores são muitas vezes utilizados até mesmo no ambiente profissional, de tão eficiente que esses projetos são na maior parte das vezes. Em especial quando utilizados com microcontroladores com acesso à internet. 

Quer descobrir que projetos você pode fazer com este microcontrolador e seus sensores? Acompanhe nosso artigo e saiba tudo sobre essa combinação fantástica! 

O que é o ESP8266 e como ele funciona?

É um microcontrolador muito utilizado em protótipos. O dispositivo funciona como um pequeno processador que é conectado a uma placa de prototipagem e outros componentes eletrônicos. 

Esse microcontrolador pode ser programado para tarefas específicas. Assim, o usuário pode personalizar o modo de funcionamento do pequeno processador para realizar as mais diversas funções. 

Um dos diferenciais dos microcontroladores da empresa Espressif, dona da linha ESP, é a conexão wi-fi de fábrica. Um componente presente em todos os modelos da marca. 

Controladores Arduino, que antes dominavam o mercado, sendo a linha de microcontroladores tradicional, não vinham com wi-fi nativo, e demandavam outros componentes para essa conexão. Tanta complicação fez com que esses microcontroladores ficassem para trás na preferência da cultura maker, que abraçou com carinho o ESP8266. 

Quais são os tipos de sensores que podem ser usados com o ESP8266?

Existem uma série de sensores que podem ser utilizados em um módulo com o microcontrolador em questão. Com os sensores e o microcontrolador, projetos variados e muito úteis podem ser criados. Os principais são: 

●     Sensor de distância;

●     Sensor infravermelho;

●     Sensor de som;

●     Sensor de rotação;

●     Sensor de temperatura;

●     Sensor de pressão;

●     Sensor de umidade;

●     Sensor de batimentos cardíacos;

●     Sensor de gás;

●     Sensor de fluxo;

●     Sensor de corrente elétrica. 

Esses são alguns dos sensores mais utilizados em protótipos com o microcontrolador ESP de numeração 8266. 

Como configurar e conectar sensores ao ESP8266?

Para criar o seu projeto de robótica utilizando esse microcontrolador e os sensores, é necessário ter uma placa de prototipagem, a chamada protoboard, para conectar todos os elementos do protótipo, o sensor e o microcontrolador. 

O circuito deve ser montado de modo correto, conectando os cabos e conectores dos sensores e protoboard de maneira adequada. E não podemos esquecer da fonte de alimentação do sensor.

Como programar o ESP8266 para coletar dados dos sensores?

Para que o sensor funcione corretamente, o microcontrolador deve ser programado para receber os dados e interpretá-los do modo certo. A plataforma padrão para programar este microcontrolador é a IDE Arduino. No entanto, para alguns sensores são necessários softwares dedicados para aquele dispositivo específico. 

Sendo assim, ao comprar um sensor verifique se há um software dedicado para ele e qual a maneira de configurar o microcontrolador para ler o sensor da maneira correta.

Quais são os projetos populares que podem ser construídos usando o ESP8266 e sensores?

Sensores e microcontroladores, como mencionamos, costumam dar origem a projetos incríveis. Confira os protótipos mais interessantes utilizando essa combinação! 

●     Alarme de segurança inteligente: utilizando detector de presença o protótipo identifica o intruso, pode tirar foto e enviar o arquivo para o celular do usuário; 

●     Detector de umidade: o protótipo verifica a umidade do ar, do solo ou do local e envia relatórios para o celular ou computador do usuário; 

●     Detector de gás: um projeto de detecção de gás pode ser feito, inclusive programado para fechar de maneira imediata a fonte do vazamento caso detecte níveis de gás elevados no ambiente. 

Veja quantos projetos podem ser feitos com a combinação de ESP8266 e sensores! Contribua também com projetos incríveis, adquira microcontroladores e sensores e faça robótica da própria casa!