• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

Os mapas conceituais eram tradicionalmente usados para criar e explicar conceitos em escolas e universidades, devido ao seu sucesso, essa ferramenta também foi abraçada no mundo empresarial.

Isso não aconteceu por acaso, é claro, uma vez que gestores perceberam o potencial dessa solução em dar mais clareza aos conceitos, exibir pensamentos, expor o passo a passo de um insight e, até mesmo, descrever as etapas de um projeto. 

Quer entender melhor essa questão e conhecer ideias e exemplos criativos de mapas conceituais? É só seguir com sua leitura! 

Qual o objetivo de um mapa conceitual?

Quando falamos de ideias e exemplos criativos de mapas conceituais, devemos ter em mente, que sua principal função é facilitar a comunicação e o entendimento entre as pessoas

Podemos entender que sua transição do meio pedagógico para o empresarial foi uma consequência natural, já que no ambiente corporativo o diálogo, e compartilhamento de ideias e de conceitos são essenciais.

Visualmente falando, o mapa conceitual parte de um tema abrangente e o “quebra” em pequenas partes que se relacionam, possibilitando a organização de um conhecimento ou a estruturação de um projeto, em empresas.

O que precisa ter em um mapa conceitual?

Antes de ver as ideias e exemplos criativos de mapas conceituais, é importante entender a composição de um mapa conceitual para, assim, aproveitar melhor as sugestões que daremos aqui!

  • Tema central: é necessário estabelecer o assunto ou a temática, ele será o topo na hierarquia do mapa.
  • Conceitos: são as pequenas partes que compõem o grande tema. Dizem respeito aos demais assuntos que rondam e se interligam ao tema central.
  • Ordenação: a hierarquia entre as palavras devem ligar os conceitos ao tema central. Funciona como uma rede de conexão entre a ideia principal e as todas as outras.
  • Termo de ligação: são palavras ou frases curtas com verbos, funcionam como um elemento intermediário de ligação entre os diferentes níveis hierárquicos.
  • Definições: as definições servem para reforçar a assimilação dos conceitos abordados no mapa conceitual, a fim de que sejam elementos que se encaixem perfeitamente no final de tudo, o objetivo é fechar a ideia ou o conceito.

É importante lembrar que fazer um mapa conceitual difere de criar mapa mental. Isso porque enquanto o primeiro possui uma hierarquia, o segundo  funciona mais como um processo livre de resumo de ideias.

6 ideias e exemplos criativos de mapas conceituais que vão transformar sua rotina de trabalho

Agora que você já entendeu o objetivo dos mapas e como são formados, vamos colocar a mão na massa e conhecer ideias e exemplos criativos de mapas conceituais.

1 – Explicar estratégias complexas

O mapa conceitual de estratégia pode ser usado para compor um plano de marketing ou iniciativa para novos negócios, por exemplo, mas também pode ser uma excelente alternativa para grandes projetos.

Isso porque alguns projetos podem demandar maior necessidade de comunicação, por terem  muitas pessoas envolvidas ou por possuírem detalhes mais complexos, como os desse mapa abaixo que selecionamos para compor as ideias e exemplos criativos de mapas conceituais.

  • System Mapping Toolkit: é ideal para desafios complexos em projetos que possuem diversos grandes temas. Ele funciona como um guia e auxilia no entendimento de desafios complexos para que oportunidades de melhoria sejam detectadas.

Ele envolve, entre outros recursos de apoio, um mapa conceitual, que no exemplo, é usado para correlacionar quatro grandes temas: indústria fashion, impactos ecológicos, impacto nos mercados em desenvolvimento e comportamento do consumidor.

2 – Demonstrar e aprimorar o planejamento de reunião

Dentre as ideias e exemplos criativos de mapas conceituais, selecionamos um de planejamento de reunião. 

Com ele, é possível explicar, de forma lógica, a hierarquia e os pontos a serem tratados durante uma conferência ou chamadas com os colegas de trabalho.

Para isso, você pode usar um Mapa Básico para planejar sua reunião em 11 etapas.

Agora, se na sua empresa há muitas reuniões e você precisa decidir quais devem continuar acontecendo e quais devem ser eliminadas, nada melhor do que fazer um mapeamento de reuniões.

Com ele, você pode ver o seu ecossistema de reuniões e eliminar qualquer excesso.

3 – Potencializar o aprendizado

Como já sabemos, o mapa conceitual é originalmente uma ferramenta pedagógica e ele pode ser usado de diversas formas para apoiar o aprendizado de colaboradores que estão passando por treinamentos empresariais.

Uma das ideias e exemplos criativos de mapas conceituais é para fazer resumos de livros, mas esse mesmo modelo também pode ser usado para mapear conceitos, para estruturar ideias de um projeto proposto em reunião, etc.

O exemplo abaixo, que pode ser adaptado para outras situações, traz conceitos e definições do livro “O mito do empreendedor”.

4 – Melhorar a compreensão da hierarquia 

O organograma é utilizado para definir a posição de cada elemento num contexto. Assim, este mapa conceitual funciona muito bem em empresas e instituições com níveis de hierarquia.

Isso porque ele deixa claro as funções de cada elemento ou pessoa e qual o seu papel dentro daquele espaço integrado.

Trouxemos como uma das ideias e exemplo criativos esse organograma em que  o tema principal é o negócio e suas equipes, dividas por tempo, etapa e pessoas.

Mapa de equipe semanal.

5 – Dar um up no brainstorm

O brainstorm é uma etapa muito importante na hora de gerar novas ideias, no entanto, se não houver um pouco de organização, ele pode não ser tão benéfico assim.

Umas das formas de organizar pensamentos, opiniões e ideias é usando um canvas para design thinking, se for essa a técnica de trabalho que você utiliza.  

Agora se o que você quer é um nível mais alto de ordenação, podemos usar ideias e exemplos criativos de mapas conceituais para tornar esse processo de distribuição de opiniões mais estruturado, por isso recomendamos o modelo ferramenta de descoberta de ideias que vai te ajudar a organizar o brainstorm dentro de um projeto importante.

6 – Facilitar a solução de problemas 

O Design Sprint é um modelo de design express que tem duração de 5 dias, ele é usado para trazer soluções para problemas críticos do negócio tendo como base, design, prototipagem e testes. Foi criado pela Google Ventures.

É ideal para startups e para projetos internos, devendo ser aplicado antes de iniciar um projeto complexo, para validar se realmente vale a pena prosseguir.

Como já sabemos, métodos ágeis como esse, sempre precisam de muito papel, caneta, post-its, etc. Agora vivendo uma realidade de trabalho remota, o Design Sprint precisou ser adaptado em formato de mapa conceitual.

Esse modelo foi disponibilizado pelo próprio criador do Design Sprint, Jake Knapp.

As ideias e exemplos criativos de mapas conceituais vão impactar positivamente os seus projetos e interações na empresa. Escolha um dos modelos agora mesmo e comece a usar!