Categories
Blogging

Maria Fumaça e os Imigrantes Italianos

Um parque temático que fica próximo à celebre estação da Maria Fumaça, narra a bela história dos imigrantes que deixaram a Itália e vieram para nossa amada terra brasileira refazer suas histórias e trazer um pouco de sua cultura para o nosso país. A região da uva é marcada por essa ‘’epopeia’’ (definição: ‘’sucessão de eventos extraordinários, ações gloriosas, retumbantes, capazes de provocar a admiração, a surpresa, a maravilha, a grandiosidade da epopeia. ’’ Ou ‘’poema extenso que narra ações, os feitos memoráveis de um herói histórico ou lendário que representa uma coletividade; poema épico, poema heroico’’) e a cidade refere a cultura italiana nos aspectos sociológicos, culinários e turísticos. 

Não há maior beleza do que saber que depois de passar pelas dificuldades da imigração a cultura italiana sobreviveu e miscigenou-se com a brasileira, trazendo ainda mais vastidão de conhecimentos dentro da serra gaúcha. Marcas boas permanecem até hoje e a garra dos italianos ficou marcada na consciência brasileira fortemente. Sabe-se bem que houveram muitos que, ao imigrar para o Brasil, viveram em situação de miséria em um período conturbado nos latifúndios de café. A mão de obra escrava foi substituída imediatamente pela mão de obra imigrante semiescrava. Relatos históricos apontam que a mão de obra italiana foi amplamente utilizada pelos latifundiários. Os italianos venceram as dificuldades e mantiveram firmes os seus costumes, muitos ascenderam socialmente e influenciaram diretamente para que a Serra Gaúcha seja o que é hoje.

Aos que desejam viajar pelo Brasil e pela história Gramado é muito indicado, tanto no inverno quanto no verão. A melhor pedida é a Maria Fumaça, com seu passeio maravilhosos e vinhos ao longo do caminho, e o passeio pelo parque da Epopeia Italiana. Conheça e viva a história do seu país e das culturas que fazem parte da nossa história com muita diversão.