• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

Mais alto, mais rápido, mais longe – o desempenho é um critério de avaliação central em nossa sociedade. Porque apenas quem entrega constantemente será notado – ou não?

Esse credo também se aplica frequentemente ao marketing de conteúdo: empreendedores e empresas produzem conteúdo como se estivessem em uma linha de montagem. Porque os leitores provavelmente esperam que seja. E porque as pessoas hoje, aparentemente, só podem ser alcançadas se forem inundadas de conteúdo.

Mas e se essas suposições estiverem erradas? E se o segredo do sucesso no marketing de conteúdo não reside em sua velocidade e frequência, mas ao contrário – ou seja, no marketing de conteúdo lento?

O que é marketing de conteúdo lento?

Diferentemente do óleo essencial de hortelã-pimenta que age rápido no corpo, o marketing de conteúdo lento – o nome já diz tudo.

Assim como todos os outros movimentos lentos (slow food, slow fashion, slow life), o marketing de conteúdo lento está comprometido com a lentidão. Lentidão no sentido de desaceleração. O objetivo: obter mais atenção naquilo que fazemos.

Sim, a atenção plena também é possível no marketing de conteúdo! Porque, pense bem, qual é exatamente o objetivo do marketing de conteúdo?

Exatamente, o marketing de conteúdo quer tornar marcas, serviços ou produtos conhecidos por meio de conteúdo de alta qualidade e ganhar a confiança do público-alvo. Para vender algo no final.

Mas empreendedores e empresas só podem conquistar a confiança de seus clientes em potencial por meio de conteúdo honesto e autêntico. Em outras palavras, conteúdo que foi criado de forma cuidadosa, deliberada e integrativa: conteúdo lento.

Portanto, se usarmos conteúdo lento para convencer nossos leitores de nossas ofertas com conteúdo desacelerado e cuidadosamente criado, isso é marketing de conteúdo lento.

Pensativo, Profundo e Integrado – Às 3 características básicas do marketing de conteúdo lento

O marketing de conteúdo lento deseja alcançar uma qualidade superior de conteúdo na Internet. Muitas vezes, isso também significa reduzir a velocidade de publicação. Porque o marketing de conteúdo lento produz conteúdo com cuidado, profundidade e integridade. E isso leva tempo.

Desta vez também vale a pena investir. Porque o conteúdo de maior qualidade atrai automaticamente mais leitores interessados.

Se você deseja começar com um marketing de conteúdo lento, na primeira etapa deve levar a sério as 3 características básicas, que examinaremos com mais detalhes a seguir.

1. Considere: pare de multitarefa

O maior obstáculo para a criação de conteúdo lento de sucesso são as distrações diárias normais na forma de e-mails, mídias sociais e notificações constantes. Eles impedem o pensamento criativo e mudam a maneira como nos movemos ao longo do dia.

Se buscamos profundidade, temos que ocupar o espaço em que possamos desenvolver essa profundidade.

Portanto, desative todas as notificações, desligue o smartphone e o telefone e vá para um lugar onde você possa trabalhar em paz. E então reserve um tempo suficiente para fazer um brainstorm, pesquisar e produzir conteúdo lento.

Nesta época de tédio geral de conteúdo, temos que considerar como é o ponto de virada para isso e que papel nós, como profissionais de marketing, queremos desempenhar nisso.

2. Profundidade: reserve um tempo para suas ideias de conteúdo

Reserve um tempo para deixar suas ideias de conteúdo amadurecerem e crescerem. Apenas veja esta atividade como parte do seu trabalho diário e dê a ela o espaço de que ela precisa.

Lembre-se sempre, histórias bem desenvolvidas têm um impacto psicológico maior: porque quando tocam o leitor, ficam gravadas na memória.

3. Integridade: Pratique o pensamento lento

Todos nós muitas vezes caímos na crença equivocada de que só podemos alcançar nossos leitores com manchetes curtas e nítidas e manchetes sensacionais. Se você também deve bombardear seus leitores com conteúdo alto e chamativo todos os dias, então você é apenas mais uma marca em grito – que não vai se estabelecer.

Diminua seu processo de brainstorming: explore seus pensamentos! Reserve um tempo para pensar sobre a importância da história que você deseja contar para sua empresa.

Por que as PMEs deveriam retardar o marketing de conteúdo?

Você gostaria de colocar sua empresa “online” pela primeira vez? Ou você já está um passo adiante e deseja configurar ou otimizar sua conversão ou funil de vendas?

Em ambos os casos, o marketing de conteúdo lento vale a pena para você. No longo prazo, oferece essas duas vantagens em particular.

Vantagem 1: menos custos, mais leads

Com o marketing de conteúdo lento, você produz o conteúdo que seu grupo-alvo realmente deseja. Você pode usar seu blog e boletim informativo para criar confiança em você e em seu serviço ou produtos muito rapidamente. 

Com um funil bem planejado, você pode gerar mais leads com custos mais baixos. Porque o resultado final é que você produz menos, mas conteúdo mais eficaz.

Vantagem 2: Comunidade satisfeita e grupo de novos clientes

O objetivo do marketing de conteúdo lento é construir uma comunidade online em torno de você ou de sua empresa. Presenteie seu crescente número de leitores com menos e mais conteúdo de qualidade e você os deixará satisfeitos. 

Como resultado, eles se ligam lealmente a você ou à sua empresa. Eles serão automaticamente receptivos à sua oferta. A partir dessa comunidade, agora você pode, com o marketing por e-mail habilmente usado, conquistar novos clientes continuamente.

5 dicas simples para criar você mesmo conteúdo lento

Por fim, você receberá 5 dicas fáceis de implementar para criar conteúdo lento. Em primeiro lugar, lembre-se sempre: o marketing de conteúdo lento também é uma questão de atitude!

  1. Antes de produzir sua próxima postagem de blog, boletim informativo ou vídeo: pense cuidadosamente sobre o que exatamente você deseja alcançar com ele.
  2. Pergunte a si mesmo como você pode melhorar ainda mais seu conteúdo com mais brainstorming e pesquisa aprofundada.
  3. Identifique que tipo de conteúdo você gosta de criar (por exemplo, gráficos, vídeos, textos longos).
  4. Em seguida, pense sobre qual conteúdo terá maior impacto sobre você e sua comunidade.
  5. Em seguida, inclua essas considerações e simplifique seu processo de criação de conteúdo a longo prazo.