• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

A inovação no setor da saúde está cada vez mais se expandindo e gera possibilidades muito promissoras. Isso é o que chamamos de tecnologia na saúde que ocorre, em principal, graças às tecnologias atuais e futuras que são usadas no dia a dia de clínicas, consultórios e hospitais.

Tais tecnologias ajudam a melhorar o atendimento e os cuidados com os pacientes. Sendo assim, caso queira saber mais sobre as novas tecnologias na área da saúde e quais são as tendências para 2022, continue a leitura!

O que é tecnologia na saúde?

A tecnologia na área da saúde é, nada menos que, todas as soluções desenvolvidas através da combinação entre as duas áreas. Essa parceria existe há séculos e é crucial para a evolução de ambos os setores.

Isso ocorre pois, na área da saúde existe as demandas e a tecnologia serve para aprimorar o seu aparato para suprir tais demandas. Portanto, a tecnologia proporciona uma série de avanços, seja na prestação de serviços ou até em novos equipamentos.

E, em decorrência desses avanços da tecnologia, a raça humana foi capaz de desenvolver vários métodos para prevenir e combater doenças que, tempos atrás, causaram diversas tragédias e dizimaram milhares de populações.

Aqui no Brasil, um bom exemplo é o trabalho pioneiro do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Através de seus conhecimentos a respeito da peste bubônica e da febre amarela, ajudou a erradicar tais doenças no Brasil ao desenvolver vacinas e soros por volta dos anos 1900.

Por essa razão, o Governo Federal criou campanhas de vacinação em massa, para a imunizar e erradicar a poliomielite, rubéola, tétano, entre muitas outras doenças. Logo, a tecnologia no setor vem sendo cada vez mais usada e explorada.

Importância da tecnologia na saúde

A tecnologia é de grande importância na área da saúde, pois ela gera muitos impactos no modo como as doenças são tratadas, e também na gestão da saúde e no acompanhamento dos pacientes.

Ou seja, a tecnologia auxilia a tomar decisões de uma forma mais assertiva. Com tais ferramentas, é possível que as unidades de saúde possam levantar dados sobre os pacientes, assim como saber das ações preventivas necessárias para reduzir o risco de doenças.

Além disso, ao usar as tecnologias na saúde com foco em prevenir as condições que geram certas doenças, é possível reduzir os custos operacionais que o SUS e os planos de saúde possam ter.

Principais benefícios

As novas tecnologias usadas na área da saúde impactam tanto nos cuidados com a saúde, quanto com a relação que existe entre o médico e o paciente. Pois, agora é possível monitorar os pacientes por wearables, o que fornece mais autonomia e responsabilidade para eles.

Assim como também, a tecnologia na saúde é útil desde a educação na área de saúde até a prática clínica, o que faz a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Porém, os benefícios não acabam por aí, confira logo abaixo outras vantagens da tecnologia na saúde:

  • Diagnósticos mais precisos;
  • Melhora do atendimento;
  • Gestão mais eficiente;
  • Controle financeiro, pois, é possível acompanhar as despesas e faturamento e avaliar se os recursos estão sendo usados de forma correta;
  • Organização das tarefas administrativas (recepção, financeiro, recursos humanos etc.);
  • Gestão de pessoas, o que ajuda na divisão de tarefas e o controle de produtividade dos colaboradores;
  • Controle de estoque, evita desperdícios ou falta de materiais;
  • Padronização dos procedimentos;
  • Integração das informações;
  • Exatidão nas técnicas cirúrgicas;
  • Prevenção em foco;
  • Redução de erros.

Tendências para 2022 na área da saúde

Não é novidade que cenário da saúde mudou bastante, especialmente a partir de 2020 e a tendência é que, no ano de 2022 e nos próximos, tais mudanças tornem-se mais evidentes.

Confira logo abaixo quais são as principais tendências de tecnologia na saúde para 2022.

  • Estratégia omnichannel para varejistas de saúde;
  • Ferramentas de saúde “vestíveis” e digitais;
  • Soluções de atendimento virtual;
  • Realidade virtual, aumentada e mesclada;
  • Big Data e Análise Preditiva.

A tecnologia possui um papel crucial quando se trata das tendências para a saúde no ano de 2022. Isso porque, além de soluções como o Cloud Computing e Big Data, a chegada do 5G no país também irá causar impactos significativo no setor, em decorrência da sua conectividade que impulsionará ainda mais a interação.

Sendo assim, de ambulâncias inteligentes a uma telemedicina mais eficiente, a expectativa é que a vinda dessas novas tecnologias possa trazer impactos positivos e otimize ainda mais o desempenho das máquinas e aparelhos.

Qual o papel que a tecnologia terá no futuro do atendimento médico?

É impossível falar sobre a tecnologia na saúde sem mencionar a telemedicina, entre as diversas inovações que existem, essa é uma das maiores. Pois, a possibilidade de gerar laudos e atender pacientes à distância tem tido impactos positivos nas clínicas e hospitais do Brasil.

E, com essa nova tecnologia, as unidades de saúde de todo o país poderão realizar os exames de imagem e solicitar seus laudos mesmo à distância, de forma mais cômoda e segura. Sendo assim, as clínicas e hospitais não irão ter que contratar muitos especialistas para gerar apenas os laudos, garantindo maior economia.

Assim como também, os pacientes não irão ter que ir até as unidades de saúde, para obter acesso a diagnósticos confiáveis. Com a ajuda da plataforma de telemedicina, todas as informações sobre os exames serão enviadas em tempo real para os especialistas adequados.

E outro grande benefício da Telemedicina, é que os pedidos mais urgentes poderão receber os laudos em tempo real.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, a ascensão das novas tecnologias na área da saúde foi notável, principalmente durante os momentos mais críticos da pandemia da COVID-19.

A expectativa é que as tecnologias façam ainda mais parte desse setor, facilitando tanto para os profissionais quanto pacientes. E você, o que achou deste conteúdo? Gostou de saber mais sobre o assunto? Não deixe de compartilhar com os seus amigos e confira também outros postos em nosso blog!