• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

A pandemia afetou diversos aspectos dentro da vida cotidiana das pessoas, e os profissionais não ficaram de fora. Com a maioria das empresas adotando escritórios domésticos, as pessoas precisam se adaptar rapidamente às novas formas de trabalhar e viver. Este é um dos maiores desafios dentro da crise sanitária que o mundo enfrentou.

Além dos segredos do sucesso, mudanças e tendências no mercado de trabalho pós-crise foram tema de diversos painéis durante a Expert XP 2020, conferência de investimentos promovida pela XP Inc.

Especialistas acreditam que em um mundo pós-pandemia, passaremos para um modelo de trabalho que seja mais híbrido com maior flexibilidade, mas isso exigirá novas habilidades e rotinas.

Neste artigo você verá algumas discussões sobre as tendências do mercado de trabalho pós situação pandêmica:

1. Home office e produtividade

Durante um painel de discussão, existem pessoas que vão defender que existe uma tendência há um modelo de trabalho que seja totalmente intermediário entre o escritório e o home office.

As empresas que não acreditavam nessa viabilidade do home office, e atualmente passaram a acreditar cada vez mais. Os funcionários acreditam que o home office é a solução para suas vidas, pois acham que trabalhar em casa é muito melhor do que ir para o escritório.

Diversas pessoas estão se adaptando com as novas rotinas dentro de suas casas. Porém os Cursos Online Gratuitos acreditam que a grande chave para equilibrar esse novo ambiente é a comunicação totalmente direta dos líderes com o objetivo de estabelecer as melhores rotinas e compreender que as pessoas estão vivendo em diversas situações diferentes e somente em esperar o mesmo nível de produtividade dentro do trabalho.

2. De Home Office para Anywhere office (escritório em qualquer lugar)

A tendência do home office vem se tornado uma grande saída para os empregados. O sistema estruturado foi uma grande urgência, mas, de qualquer forma, muitos profissionais sabiam que trabalhar em casa era realmente possível.

O trabalho remoto ainda existe, mas deve evoluir para um escritório a qualquer hora, permitindo que os profissionais trabalhem de qualquer lugar. O objetivo deste estilo é dar maior flexibilidade aos trabalhadores e a possibilidade de, por exemplo, atuar em uma agência.

3. O mercado mais competitivo

Um impacto da pandemia dentro do mercado de trabalho foi o aumento da concorrência. Antes da crise, o LinkedIn tinha cerca de 200.000 novos empregos disponíveis todos os meses, e agora esse número caiu para cerca de 150.000.

Portanto, quem busca oportunidades agora deve estar preparado para enfrentar uma concorrência maior. Com mais dificuldade, é normal que as empresas se retraiam dentro da pandemia.

Ele acrescentou que as empresas com vagas atuais são as de maior demanda durante a crise, como aplicativos de entrega e empresas de e-commerce. A lista também inclui empresas que apoiam a transformação digital, como tecnologia ou cadeia de suprimentos.

4. Life long learning

Outro tema discutido pelos especialistas em 2020 foi a educação.

O destaque é a chamada aprendizagem ao longo da vida ou educação continuada. À medida que o ambiente profissional muda cada vez mais rápido, aqueles que aplicam o aprendizado com Cursos Online Grátis tendem a se destacar.

Destacamos que a capacidade de sonhar é a coisa nobre dos seres humanos, e isso é a curiosidade intelectual. Então, você não pode ter uma estrutura de ensino que só aprende durante um determinado período de sua vida.

5. Habilidades mais buscadas

Podemos destacar que existem algumas habilidades mais requisitadas pós-pandemia. As habilidades socioemocionais são as mais valiosas. Também conhecidas como soft skills, essas habilidades têm menos a ver com tecnologia e mais com comportamento e comunicação.

Enfatizamos que a colaboração e a criatividade são habilidades mais requisitadas nos dias atuais. Hoje precisamos entender que uma equipe pode nos levar mais longe. Fomentar a criatividade é aprender a criar novas soluções e novas formas de ver o mundo. Acrescentando que uma boa agilidade, o aprendizado e o desenvolvimento serão uma grande capacidade de visão analítica.

6. LinkedIn ganha importância na crise

Há mudança dentro do mercado de trabalho pós pandemia, e isso envolve o processo seletivo. Se antes as entrevistas presenciais eram uma etapa obrigatória, as videochamadas estão substituindo essa reunião atualmente. Dentro desse contexto, o perfil do LinkedIn ganha muito poder, pois ele vai passar a ser uma grande ferramenta importante para a compreensão do conhecimento de um candidato.

O LinkedIn é uma rede social que pode ser resumida dentro da ideia de criar grandes oportunidades econômicas para todas as forças de trabalho ao redor do mundo. 

7. Diversidade e inclusão

As empresas de recrutamento e de seleção estão focadas em uma cultura totalmente inclusiva, as empresas brasileiras empregam minorias, especialmente pessoas com deficiência, para cumprir as leis de cotas.

Segundo o executivo, quando as empresas veem essa condição como um custo e não como um investimento, elas tendem a limitar as suas ações inclusivas, gerando problemas como: dificuldades de progressão na carreira e contratação por tipo de deficiência e não por causa da qualificação.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.