• 03/05/2024

Quais são os mitos sobre a profissão de advogado?

Antes de contratar um advogado em Belo Horizonte, é importante conhecer alguns mitos comuns que envolvem essa profissão. Muitas vezes, esses mitos podem criar expectativas falsas ou até mesmo afastar pessoas …

O Impacto da Tecnologia: WhatsApp Modificado e sua Evolução no Ecossistema de Mensagens

Na era digital em constante evolução, a comunicação instantânea tornou-se uma parte indispensável da vida cotidiana. O WhatsApp, como um dos líderes nesse campo, tem desempenhado um papel significativo na conectividade …

O que é análise preditiva na cadeia de suprimentos?

Na era atual dos negócios, a cadeia de suprimentos desempenha um papel vital na competitividade das empresas. Mas o que é a análise preditiva? A capacidade de prever e responder eficazmente …

Nem sempre um negócio é comprado porque a companhia passava por dificuldades financeiras ou teve conflitos entre os sócios. A venda de empresas como alternativa para aposentadoria também é um dos maiores motivos para processos de fusão e aquisição no mercado.

Mas, para que nada seja feito no impulso, é necessário analisar alguns pontos antes de colocar a empresa à venda. Também é fundamental contar com uma ajuda especializada para evitar prejuízos financeiros e à reputação dos sócios e da marca.

Aposentar-se representa o fim de um ciclo e o início de outro. Há um misto de emoções, como desejos, medos, preocupações, alegria, alívio, tristeza, dúvidas, entre outras. 

Portanto, é preciso garantir que esse momento seja tranquilo, principalmente quando falamos sobre preparação de uma empresa para venda.

Se você deseja iniciar uma nova fase de vida, leia este texto para saber como ter uma boa aposentadoria com a venda do seu negócio. Boa leitura!

O que é venda de empresas como alternativa para aposentadoria?

A venda de empresas como alternativa para aposentadoria acontece quando um dos sócios ou o único dono não possui um sucessor para assumir o negócio e deseja iniciar um processo de fusão ou aquisição, buscando investidores para vender as suas cotas da sociedade (total ou parcialmente). 

É importante lembrar que há diversas alternativas para um empresário se aposentar: passar o cargo para um sucessor, fechar a empresa, continuar na sociedade como um consultor ou vendê-la a outros sócios ou terceiros.

Porém, quando a companhia está bem e estável financeiramente, os empresários não costumam optar pelo encerramento do CNPJ. A ideia é prolongar a vida da corporação honrando tantos anos de trabalho.

Quais são as vantagens da venda de empresas como alternativa para aposentadoria?

Os principais benefício da venda de empresas como alternativa para aposentadoria são os seguintes:

  • Os sócios receberem um valor significativo para se aposentar sem preocupação com dinheiro, tempo e compromissos corporativos. E ainda ter o sentimento de “dever cumprido” após tanta dedicação e esforço.
  • A empresa garante a sua permanência no mercado.
  • Os colaboradores preservam seus empregos.
  • Os clientes continuam contando os produtos e/ou seus serviços da empresa.
  • Os fornecedores continuam vendendo para a empresa.

Como fazer a venda da sua empresa como alternativa para aposentadoria?

Todo mundo já se perguntou alguma vez como ter uma boa aposentadoria e o que deve ser feito para conquistá-la a longo prazo. Os empresários possuem a vantagem de, além de realizar investimentos pessoais pensando no futuro, vender o negócio quando chegar ao seu limite físico e psicológico.

Portanto, é uma ótima ideia a venda da sua empresa como alternativa para aposentadoria, principalmente se ela tiver um bom valuation, certificando um alto valor de venda.

Como garantir um bom valor de venda? O que é preciso para se aposentar com tranquilidade depois de vender o seu negócio? Veja nossas dicas!

  1. Foque em obter o um bom desempenho antes de se aposentar

É claro que você já deve saber disso, mas é sempre bom ressaltar a importância de se preparar para a aposentadoria, principalmente se for dono de empresa.

Aproveite enquanto tem energia e disposição para alcançar um bom desempenho e para que seu assessor financeiro especializado em M&A consiga elevar o preço de venda do negócio.

Na hora de colocar a empresa à venda, mostre que ela está a todo vapor e atraia bons investidores.

  1. Prepare a empresa para venda

Antes de iniciar o processo de venda da empresa, tire um tempo para analisar os fatores que afetam o valor do negócio e verificar os documentos necessários para divulgar a investidores.

A melhor opção é contratar um consultor de fusões e aquisições (M&A ou F&A) para ajudar a organizar toda a papelada corporativa, como documentos financeiros, fiscais, tributários, jurídicos, trabalhistas etc, e avaliar o preço do negócio de modo imparcial.

Dessa forma, o processo já começa a ser feito de maneira profissional e sigiloso, seguindo os requisitos exigidos pelo mercado.

Para mais informações sobre como preparar a sua empresa para venda, sugerimos a leitura deste artigo:

XOXOXOXOOXO

  1. Faça o valuation

O valuation precisa ser realizado por um consultor especializado em venda de empresas, que, além de dominar os principais métodos de avaliação de empresas, conseguirá ajudá-lo a encontrar e a negociar com bons compradores.

Afinal, o valuation é um dos principais pilares para a venda ser bem-sucedida. É importante que ninguém se sinta recebendo menos ou pagando mais durante a negociação de fusão e aquisição de empresas.

  1. Siga um processo de venda profissional

Com o intuito de colher os frutos de tantos anos de trabalho para assim se aposentar um um bom patrimônio, é muito importante que você, com a ajuda de um consultor especializado em fusões e aquisições, siga os passos típicos de uma processo de venda profissional:

  • Preparação
  • Valuation
  • Estruturação
  • Documentação
  • Road Show
  • Ofertas não vinculantes
  • Due Diligence e ofertas vinculantes
  • Acordos jurídicos

Para mais informações sobre como vender uma empresa profissionalmente, sugerimos a leitura deste artigo:

XOXOXOOX

  1. Avalie as proposta de aquisição de forma criteriosa

Para escolher qual oferta não-vinculante será aceita para dar início ao Due Diligence (auditoria de todos os documentos sigilosos apresentados), você deve definir quais critérios serão usados nessa decisão.

É importante lembrar que a venda da empresa como alternativa para aposentadoria pode ser feita para investidores, fundos de investimentos ou outros sócios do negócio.

Cada um tenha motivos e objetivos diferentes, isso precisa ser levado em consideração. 

Por isso, reúna-se com seu consultor de M&A, determine critérios de seleção e faça a sua escolha baseando-se não apenas em dinheiro, mas também em fatores qualitativos tais como:

  • Quer que o novo dono assuma a liderança e participe da operação em seguida, para assim você conseguir se aposentar imediatamente?
  • Deseja vender para fundos de investimentos que podem preferir que você fique tocando sua empresa durante alguns anos adicionais?
  • A venda da sua participação pode ser para outro sócio do negócio, caso tenha?
  • O comprador pode ser um concorrente?
  • O pagamento pode ser parcelado?
  • O pagamento pode ter um “prêmio” baseado na performance da sua empresa nos próximos anos? (conhecido como “earn-out”)

A experiência e o conhecimento da boutique de M&A contratada contribuem para que a venda seja um processo tranquilo, confidencial e rentável.

  1. Analise os termos do contrato minuciosamente

Os termos do contrato são também muito importantes. 

Portanto, uma vez já tenha escolhido a oferta não vinculante mais adequada, complemente seu assessor financeiro especializado em M&A com um advogado com experiência em fusões, aquisições para que juntos estudem os pontos críticos das cláusulas estabelecidas.

Essa verificação e negociação de termos envolve garantias, transferência de responsabilidade, e muito mais.

  1. Contrate um assessor especializado em venda de empresas

Destacamos que a negociação, desde a preparação da empresa até a assinatura do contrato, dura por volta de seis meses a um ano. Caso o processo seja feito de modo independente, diretamente pelo empresário, ele pode levar muito tempo, além de arriscar não conseguir fechar um bom negócio.

Portanto, ao decidir que chegou a hora de desacelerar e curtir mais os momentos da vida, entre em contato com um consultoria de M&A confiável e veja como fazer a venda de empresas como alternativa para aposentadoria.

Fonte: Capital Invest, consultoria com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em compra, venda e avaliação de empresas.