• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

Quais são os maiores portos do mundo? Ao redor do mundo encontramos grandes construções! Sejam estas funcionais ou não, acaba sendo interessante conhecer um pouco mais sobre elas e sua estrutura. 

Quando falamos daquelas que possuem algum efeito direto na sociedade, lembramos dos portos com toda certeza. 

Estas são peças fundamentais no desenvolvimento de diversas atividades, transporte e comércio são as mais importantes.

O brasileiro é acostumado a ver portos, afinal é um país que possui diversos estados litorâneos. 

Mas apesar de tudo, nem sempre ele está diretamente em um e pouco sabe porque eles são tão grandes e tão importantes. Até aqui os Portos do Brasil são famosos e enormes.

O nosso objetivo aqui será apresentar alguns desses locais e destacar algumas partes importantes deles. 

Lembrando que cada porto possui atividades diversas então sua constituição é diferente, já que se adapta àquela ação.

Antes de entender como funciona um porto é importante saber de fato o que é. É um polo bastante importante para a economia do país que faz a interlocução entre a terra e o mar ou rio.

Nele estão concentradas as atividades voltadas à importação, exportação e transporte de todo tipo de mercadoria que é essencial para o funcionamento da sociedade e desenvolvimento da economia.

Um porto vai muito além de intermediações de mercadorias, ele oferece também alguns serviços relacionados à carga, como também serviços relacionados aos navios que transitam por ele.

O que são e quais os maiores portos do mundo?

Nele em sua volta se concentra um conjunto de atividades que vai desde o carregamento e descarregamento de navios, passando por atividades econômicas, empresariais e de logística.

O porto é composto por um conjunto de infraestruturas que juntas conseguem manter um bom funcionamento desse polo.

Essas infraestruturas são: o cais, terraplenos, equipamentos como super guindastes, softwares que ajudam a organizar os dados e informações, além de pessoas que operam esses equipamentos.

A importância dos portos

Existem muitos motivos que são citados para que os portos sejam tão importantes. Primeiramente, o mais comum é pensar que eles são especiais na geração de emprego, já que são grandes áreas que comportam diversas atividades ao mesmo tempo. 

Também se considera sua grande capacidade de gerar novos empregos no futuro, já que essa é uma atividade que apenas promete crescimento. Além disso, é um dos meios de transportes mais importantes no mundo! 

Apesar de ser mais devagar que o transporte por aviões ou locomotivas, ele consegue carregar uma grande quantidade de itens apenas uma viagem, sendo algo essencial para países que se encontram em meio a um mar como opção. Também é mais barato que outros métodos. 

Diante disso, também podemos citar que o trabalho em alguns navios já está bem mais moderno, atualmente é possível gerar materiais dentro dele, ou seja, ele não é algo feito apenas para transporte de mercadorias, mas para a produção de algumas também.

Bem, de toda forma, vamos ver agora os maiores portos do mundo e como eles funcionam.

O porto de Xangai

Entre os maiores portos do mundo temos Xangai. Começando logo pelo maior porto do mundo, que se localiza na cidade de Xangai. Além de um famoso porto de águas profundas ele também possui uma área para um porto fluvial, tornando a chegada de diversos materiais bem mais fáceis de gerir. 

Não é de hoje que ele é considerado o maior porto do mundo, já faz 20 anos que esse título é completamente seu. Ele também é o porto com maior quantidade de contêineres movimentados por dia, chegando a apresentar a capacidade para 43 milhões de TEUs.

Porto de Cingapura

Vamos para a segunda posição, portanto! O segundo porto mais movimentado do mundo é o de Cingapura. Em termos de tonelagem total de navios ele até se aproxima com o de Xangai. 

Retirando dados do ano de 2019 para melhor análise, vemos que a One Hundred Ports destacou a movimentação de aproximadamente 37 milhões de TEUs no ano, apresentando um crescimento de 1,6% com relação a 2018.

Porto de Shenzhen

É um conjunto de vários portos que conseguem se encontrar ao longo da costa de Shenzhen, na China. Com relação a sua capacidade de carga, no ano de 2019 ele conseguiu apresentar mais de 55 milhões de TEUs. Por isso enquadra a lista dos maiores portos do mundo.

É claro que ele é um porto menos conhecido que os anteriores, mas suas características destacam bastante sua usabilidade. Por ser um conjunto de portos, no entanto, se espera que exista um crescimento na quantidade de cargas transportadas por ano.

Ningbo-Zhoushan

Localizado próximo ao mar da China Oriental, ao sul de Hangzhou, este é um porto com enorme capacidade, mas que o que chamou mais atenção nos últimos anos foi seu crescimento quando o assunto é o transporte de mercadorias. 

O crescimento de 4,5% em cargas desde o ano de 2019 é algo extremamente interessante. Atualmente ele é capaz de movimentar cerca de 27 milhões de TEUs por ano. Até o ano de 2018 o porto de Shenzhen era considerado maior que ele. 

Porto de Guangzhou

O crescimento da China possibilitou o crescimento de diversos outros setores, dentre eles o de portos foi o que conseguiu maior destaque. O porto citado aqui é também o que conseguiu maior destaque nos últimos anos, apresentando um crescimento de 6%.

O comércio da sua cidade já consegue alcançar cerca de 300 portos e mais de 80 países. A previsão é que ele consiga chegar a produção de seus concorrentes rapidamente. Sua capacidade atual é de 23 milhões de TEUs. 

Conclusão

Os maiores portos do mundo geralmente estão em países asiáticos, sobretudo na China. 

A razão parece ser um pouco simples de se explicar, já que o crescimento do comércio chinês e a venda de produtos para todo o mundo são características essenciais do país asiático.

É bem provável que ela se mantenha na liderança durante um grande período de tempo!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Naval Porto Estaleiro, um site especializado em economia e indústria naval.