• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

Já pensou em começar sua carreira com uma das melhores profissões na construção civil? Com certeza é um mercado com muitas oportunidades, mas você saberia como prosseguir na função escolhida? 

Melhor ainda, você saberia dizer o que deseja fazer? Que áreas são mais famosas na construção civil? Vamos ver um pouco mais sobre isso.

Bem, dá para imaginar que o setor possui diversas áreas. Qualquer pessoa que observa um pouco consegue ver diferentes profissionais fazendo diferentes funções. Na maior parte dos casos existe até mesmo uma separação no uniforme usado, para facilitar a identificação.

O que desejamos informar com isso é que o setor é de fato bem completo. Aqui poderá ver as melhores profissões na construção civil. 

É claro, aqui nós deixamos claro as mais famosas no mercado, mas você mesmo deve decidir aquilo que será melhor para você e para sua carreira, vamos lá.

Profissões na construção civil

São muitas as profissões na construção civil, além de observar o salário é preciso uma atenção também para a aptidão. Uma vez que esse tipo de trabalho implica em vidas futuras. 

Preste atenção nas profissões na construção civil abaixo, pois só trouxemos as melhores para você. Lembrando que para qualquer uma das apresentadas é preciso estudo e empenho, de modo que novas oportunidades possam aparecer. 

Engenheiro civil

Responsável por planejar e gerenciar diversos tipos de obras, o engenheiro civil é uma daquelas partes que não podem faltar no dia a dia do projeto. Seja na construção de prédios, viadutos, casas e estradas, o profissional deve saber como lidar com essas possibilidades.

Durante o trabalho ele também precisa se adaptar às normas e às regras que estão vigentes. Apesar de não ser um grande trabalho, essa é uma função de muita importância para que a construção termine da maneira mais correta possível e não gere problemas.

Ele também irá supervisionar a sua equipe de trabalho e fazer o máximo para lidar com o orçamento. Esse profissional pode trabalhar tanto em um escritório como em um canteiro de obra.

Arquiteto 

Apesar de muitas obras não serem feitas com a ajuda de um arquiteto, a verdade é que para que o projeto aconteça da forma mais perfeita possível você deverá contratar ele. Isso porque toda a questão de “beleza” e conforto pode estar na mão deles.

Um curso de arquitetura é bem extenso, ou seja, não irá qualificar você para ser um arquiteto da construção civil. Nesses casos o mais inteligente é fazer um pequeno curso que consiga lhe fornecer o conhecimento necessário.

Conforto e sustentabilidade é o lema desses profissionais e, assim como os engenheiros, eles podem trabalhar tanto em um canteiro de obra como no escritório.

Mestre de obras 

Já ouviu falar do mestre de obra? Sabe o que ele faz? Apesar de ser uma peça muito importante dentro da construção civil, a verdade é que muitos não o conhecem, ou não o reconhecem.

Como sempre existem muitos profissionais trabalhando em uma obra, é fácil não saber quem faz o que ali.

O mestre de obra consegue fiscalizar e coordenar qualquer obra. Essa supervisão acontece desde o primeiro dia até o último! Sua profissão é muito diversificada, mas com certeza vale a pena saber um pouco mais sobre ela.

Pedreiro 

O pedreiro é o profissional mais comum em uma obra, afinal. Ele é responsável pelo trabalho duro! Apesar de quase sempre possuir menos conhecimento técnico, sem os pedreiros a obra não vai para frente. No geral é um profissional responsável por toda a obra.

Ele faz de tudo um pouco. Pode até mesmo instalar pisos e janelas. Esses profissionais possuem um bom conhecimento da área, apesar de não ter uma formação direta na mesma. Com certeza vale a pena considerar essa profissão.

Ah, vale lembrar que dependendo da obra vários pedreiros podem ser contratados, ou seja, basta ficar atento que quem possui conhecimento na área deve conseguir emprego.

Técnico em edificações

Aqui está uma profissão mais secundária. A maioria das pessoas aceita que esse técnico é uma das maneiras de gerar ajudantes para os engenheiros. Isso porque eles possuem bastante conhecimento, mas no geral não utilizam tudo.

No entanto, caso exista alguma informação importante e o engenheiro não esteja presente, acaba sendo mais prático ter um técnico em edificações.

Existem muitas outras áreas em que ele pode atuar, dependerá da sua formação e de como ele se sente com relação a diversas outras questões do mercado. 

Ah, saiba que esse é um curso técnico bastante concorrido!

Logística e suprimentos 

Sim, também entre as melhores profissões na construção civil temos uma pessoa responsável pela logística e suprimentos, afinal são muitos os materiais a serem utilizados pelos trabalhadores. 

Aqui o profissional fica responsável por manter todo estoque de material que serão utilizados no processo da obra, além da organização dos suprimentos, sendo uma ótima profissão o salário pode chegar em média a R$ 7.000,00.

O que fazer hoje?

No momento, a melhor opção pela profissões na construção civil é buscar aquilo que seja mais seguro, que promete crescimento. A engenharias civil, por exemplo, já perdeu bastante de sua capacidade de contratar profissionais, mas outras vertentes surgiram.

O profissional técnico, sendo assim, está sendo cada vez mais procurando, diante disso, se conseguir escolher um curso dessa forma, o faça! Tanto os técnicos como os tecnólogos estão tomando o mercado. 

Conclusão

Como deu para ver, existem muitas opções dentro desse mercado. Desde cursos com formações maiores até aqueles que não precisam de nenhuma formação. Aquilo que estiver mais prático é próximo de você e é sempre a melhor opção nesse caso. 

E aí gostou de saber sobre as melhores profissões na construção civil? De toda forma, a escolha de sua profissão deve vir totalmente de você. Até a próxima!Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site OCC Construtora, um site especializado em obras e construções civis, economia e vagas de emprego.