• 12/08/2022

O que é necessário para emitir nota fiscal? Conheça as regras e qualifique o serviço da sua empresa

Você sabe o que é necessário para emitir nota fiscal? Nos últimos anos, cresceu o número de empresas que utilizam o documento como comprovante de prestação de serviços. Assim como o …

Sistema solar para condomínios: tudo o que você precisa saber

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos. Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos …

Atribuições e características de uma boa recepcionista

Podemos destacar que a qualidade do recepcionista será sempre testada no trabalho diário. Esses profissionais são o cartão de visitas da empresa, interagindo com vários clientes, cuidando de questões e organizando …

Quando se trata de instalar um painel solar em um condomínio, primeiro é importante distinguir entre condomínios recém-construídos ou já construídos.

Os imóveis recém-construídos vendidos como habitações verdes são basicamente concebidos de tal forma que, além do consumo geral de eletricidade, o aquecimento elétrico funciona e, portanto, o fornecimento de energia funciona como um sistema, em um único medidor de eletricidade.

Também é importante notar que quando o empreiteiro ou investidor ainda é o proprietário pleno das moradias, a situação é mais simples, pois neste caso há apenas uma pessoa envolvida desde o planejamento até a licença.

Por outro lado, a situação é muito mais difícil se for um prédio antigo e se cada apartamento já tiver um proprietário separado. Por isso é importante ficar atento ao sistema para condomínio.

Neste caso, você pode encontrar obstáculos que podem dificultar significativamente o processo de instalação da célula solar, mas se você estiver ciente disso, isso também não atrapalhará a construção!

Planos domésticos

Em primeiro lugar, não é coincidência que tenha havido um interesse crescente em sistemas de células solares nos últimos anos.

O Programa Casa Verde, oferece um apoio extremamente favorável à construção de novas casas verdes, mesmo aquelas que usam painéis solares, e o concurso público de energia solar e de renovação de casas lançado no ano passado também abriu oportunidades para o financiamento de sistemas fotovoltaicos.

O número de painéis solares montados no telhado comumente usados ​​com uma capacidade média de 4 quilowatts, que visa aumentar a capacidade total disponível para cerca de 800 MW.

Tudo isso pode ser uma boa oportunidade para até mesmo moradores de condomínio instalarem um painel solar, mas não importa como iniciamos um projeto desses para ele.

Casa verde: acessível a qualquer pessoa?

Como proprietário de uma casa, a eficiência energética é um aspecto importante para muitas pessoas hoje, cuja implementação está disponível cada vez mais na Hungria.

No entanto, a grande maioria das considerações ecológicas se aplica a novas casas, como casas isoladas, onde as economias são claras.

Por isso, construir uma casa verde muitas vezes parece um sonho inatingível para quem mora em condomínio, mas não é bem assim.

Por exemplo, a instalação de painéis solares, conforme discutido acima, pode ser uma boa opção para criar um estilo de vida verde que também é uma opção para quem mora em condomínios.

Que obstáculos podemos encontrar?

Assim, pode haver uma série de dificuldades na hora de instalar um painel solar em um condomínio.

O primeiro e principal problema é que se apenas os moradores de um ou alguns apartamentos de um condomínio instalassem um sistema solar, ainda seria necessário adicionar o consentimento de propriedade de cada morador.

Isso se deve ao conceito de propriedade comum indivisa, que impede qualquer pessoa de realizar por conta própria a reconstrução de áreas comuns, como o telhado.

O processo também resulta em muito mais papelada, pois você só pode licenciar cada sistema solar para uma hora de eletricidade, portanto, é necessário projetar e habilitar um sistema separado para cada apartamento ou hora de eletricidade.

Além disso, em muitos casos, a menor área de telhado disponível é um obstáculo para a instalação do sistema solar, caso em que também é necessário o reforço ou a conversão.

Os painéis solares a serem instalados em andaimes no jardim de um condomínio não fogem às regras acima, pois o quintal também é uma propriedade comum.

Qual é a solução?

Se você deseja investir em uma instalação de painel solar, deve primeiro perguntar aos moradores do condomínio quem mais gostaria de tal sistema e se todos irão contribuir para a instalação.

Também vale a pena descobrir como os estatutos do condomínio regulam as decisões relacionadas aos espaços comunitários, como academia, salao de festas e outras áreas comuns. 

Assim, em uma boa comunidade residencial, onde os interesses individuais podem ser discutidos em conjunto, também não é impossível construir um sistema de células solares.

Também não pode deixar de fora o consentimento dos moradores, mas pode ser uma boa alternativa instalar o painel solar junto com as estruturas de apoio na lateral da casa do painel.

No entanto, é importante prestar atenção ao fato de que a orientação e o ângulo de inclinação ideais não são necessariamente o caso, o que significa que os painéis solares instalados na lateral da casa podem ter um desempenho realmente eficiente no outono e na primavera.

Efeitos positivos – vale a pena o esforço!

Se há tanta complicação em instalar um painel solar em um condomínio, pode surgir a pergunta: por que tudo isso vale a pena?

Em primeiro lugar, o sistema solar contribui para a substituição de fontes de energia fósseis mais poluentes, aumentando o valor das residências e reduzindo drasticamente o custo de manutenção dos condomínios.

Isso ocorre porque o sistema solar não fornece eletricidade para os apartamentos individuais, mas para o abastecimento das áreas comuns e do sistema de aquecimento, o que pode reduzir significativamente os custos indiretos.

Tudo isso resulta em benefícios e retornos de longo prazo que são sentidos na prática.

Por isso vale a pena cotar a instalação de painéis solares para os moradores do condomínio, que pode ser um dos primeiros passos na construção de uma casa verde.